Economia

Procon detecta queda nos juros de crédito pessoal

Isso antes do anúncio dos pacotes de corte de juros anunciados por Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal (CEF)

A expectativa é de que os reflexos no sistema financeiro da iniciativa dos bancos públicos apareçam já nas próximas pesquisas (Philippe Ramakers/Stock.XCHNG)

A expectativa é de que os reflexos no sistema financeiro da iniciativa dos bancos públicos apareçam já nas próximas pesquisas (Philippe Ramakers/Stock.XCHNG)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de abril de 2012 às 14h54.

São Paulo - A taxa média de juros bancários para empréstimo pessoal caiu 0,09 ponto porcentual em abril, passando de 5,87% para 5,78% ao mês, segundo pesquisa da Fundação Procon-SP feita no dia 3 de abril. Antes, portanto, do anúncio dos pacotes de corte de juros anunciados por Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal (CEF). Os juros do cheque especial também recuaram, passando de 9,54% para 9,52% ao mês, uma variação de 0,02 ponto porcentual. A pesquisa foi feita em sete bancos: Banco do Brasil, Bradesco, CEF, HSBC, Itaú, Safra e Santander.

Na pesquisa, a CEF aparece com a menor taxa de juros de empréstimo pessoal (4,9%) e de cheque especial (8,25%). Os maiores juros foram encontrados no Itaú, 6,76%, no empréstimo pessoal, e no Safra, 12,3% no cheque especial.

A assessora técnica da Diretoria de Estudos e Pesquisas (DEP) da Fundação Procon-SP, Cristina Rafael Martinussi, disse, em nota, que as reduções não foram expressivas em pontos porcentuais, mas apontam a tendência do mercado frente à maior flexibilização da política monetária do País.

"A tendência de queda dos juros, puxada pelo movimento dos bancos públicos, deve estimular a competição entre as instituições financeiras, o que pode levar a um aumento da oferta de crédito e redução das taxas de juros", disse. A expectativa é de que os reflexos no sistema financeiro da iniciativa dos bancos públicos apareçam já nas próximas pesquisas.

Acompanhe tudo sobre:BancosBB – Banco do BrasilCaixaCréditoEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasFinançasJuros

Mais de Economia

BNDES firma acordo de R$ 1,2 bilhão com a Agência Francesa para projetos no Brasil

Se Trump deportar 7,5 milhões de pessoas, inflação explode nos EUA, diz Campos Neto

Câmara aprova projeto do governo que busca baratear custo de crédito