Economia

Primeira reunião do conselho de ministros do MEDE em 8/10

O Mecanismo Europeu de Estabilidade precisa da ratificação de 12 membros da Eurozona para entrar em vigor


	Jean-Claude Juncker, o chefe do Eurogrupo: a reunião foi convocada depois que a Corte Constitucional da Alemanha autorizou a adoção pelo governo do fundo de resgate
 (Louisa Gouliamaki/AFP)

Jean-Claude Juncker, o chefe do Eurogrupo: a reunião foi convocada depois que a Corte Constitucional da Alemanha autorizou a adoção pelo governo do fundo de resgate (Louisa Gouliamaki/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de setembro de 2012 às 13h57.

Bruxelas - A primeira reunião do conselho de ministros do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEDE) acontecerá em 8 de outubro em Luxemburgo, anunciou o chefe do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker.

"Decidi convocar a reunião inaugural do conselho de ministros do MEDE à margem do Eurogrupo, que acontecerá em 8 de outubro em Luxemburgo", anuncia Juncker em um comunicado.

A reunião foi convocada depois que a Corte Constitucional da Alemanha autorizou a adoção pelo governo alemão do fundo de resgate europeu, elaborado para auxiliar os países da Eurozona mais afetados pela crise financeira, como Espanha e Itália.

Mas o principal tribunal alemão, com sede em Karlsruhe (oeste), impôs um teto de 190 bilhões de euros à participação da maior potência econômica europeia no financiamento do MEDE, que terá uma capacidade total de empréstimos de € 500 bilhões. Qualquer aumento da participação deverá ser aprovado pelo Parlamento.

O MEDE precisa da ratificação de 12 membros da Eurozona para entrar em vigor, recordou Juncker.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaEuropaPaíses ricosUnião Europeia

Mais de Economia

Por que Países Baixos e Reino Unido devem perder milionários nos próximos anos?

STF prorroga até setembro prazo de suspensão da desoneração da folha

FGTS tem lucro de R$ 23,4 bi em 2023, maior valor da história

Haddad diz que ainda não apresentou proposta de bloqueio de gastos a Lula

Mais na Exame