Economia

Prévia da inflação, IPCA-15 sobe 0,55% em janeiro

Grupo de saúde e cuidados pessoais foi responsável pelo maior impacto no índice em janeiro

Hortifruti Natural da Terra - loja do Itaim - consumo - frutas - legumes - verduras - inflação - consumidor - oferta

Foto: Leandro Fonseca
Data: 05/01/2023 (Leandro Fonseca/Exame)

Hortifruti Natural da Terra - loja do Itaim - consumo - frutas - legumes - verduras - inflação - consumidor - oferta Foto: Leandro Fonseca Data: 05/01/2023 (Leandro Fonseca/Exame)

AO

Agência O Globo

Publicado em 24 de janeiro de 2023 às 09h20.

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15), considerado prévia da inflação, começou o ano de 2023 em alta. O indicador subiu 0,55% na passagem de dezembro para janeiro, segundo dados do IBGE divulgados nesta terça-feira.

Com o resultado, o índice de prévia da inflação acumula alta de 5,87% em 12 meses. Analistas projetavam alta de 0,52% do indicador no mês.

As projeções dos analistas para o mês de janeiro chegou a sofrer grandes revisões em razão do adiamento da vota dos impostos sobre combustíveis pelo governo, bem como pelos choques de itens considerados mais voláteis. Tudo isso, porém, não enseja preocupação de longo prazo.

Uma das principais preocupações dos analistas econômicos é com relação à condução da política fiscal. O mercado espera sinais claros da equipe econômica do governo sobre o desenho do novo arcabouço fiscal. Tais dúvidas impactam a curva de juros e a expectativa de inflação futura.

O Boletim Focus, divulgado na segunda-feira, apontou que as expectativas para inflação passaram para 5,48%, ante 5,39% na semana anterior.

Acompanhe tudo sobre:InflaçãoIPCA

Mais de Economia

Lula se reúne com ministros nesta quinta e deve fechar pacote de corte de gastos

Equipe econômica acompanha formação de governo Trump para medir impactos concretos no Brasil

Pacote de corte de gastos ainda está em negociação, afirma Lula

Copom eleva Selic em 0,5 pp, para 11,25% ao ano, e sinaliza novas altas de juros