Economia

Preços do petróleo caem por tensão EUA-China

Preços vinham se recuperando com expectativas de retomada da atividade econômica no mundo

Petróleo: operadores colocaram em dúvida o compromisso da Rússia com cortes de produção da commodity (Daniel Acker/Bloomberg)

Petróleo: operadores colocaram em dúvida o compromisso da Rússia com cortes de produção da commodity (Daniel Acker/Bloomberg)

R

Reuters

Publicado em 27 de maio de 2020 às 17h03.

Os contratos futuros do petróleo recuaram nesta quarta-feira, depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmar que está trabalhando em uma forte resposta à legislação de segurança proposta pela China para Hong Kong.

Além disso, alguns operadores colocaram em dúvida o compromisso da Rússia com cortes de produção da commodity, mesmo após o presidente do país, Vladimir Putin, divulgar que concordou com o príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman, em ampliar a "coordenação próxima" sobre as reduções de bombeamento.

Muitos participantes do mercado sentem que a Rússia está emitindo sinais mistos antes da reunião entre a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e seus aliados, que deve ocorrer dentro de duas semanas.

"Parece maravilhoso no papel, mas o mercado está 'segurando' a animação até que tenhamos um pouco mais de detalhes sobre se haverá cortes, quantos barris serão cortados e a duração dos cortes", disse Phil Flynn, analista sênior do Price Futures Group.

Enquanto isso, as tensões sino-americanas continuam em alta por causa dos planos do país asiático para uma nova lei de segurança nacional em Hong Kong. O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, disse que se certificou de que Hong Kong não possua mais tratamento especial pela lei dos EUA.

O petróleo Brent fechou em queda de 1,65 dólar, ou 4,6%, a 34,52 dólares por barril, enquanto o petróleo dos EUA recuou 1,54 dólar, ou 4,5%, para 32,81 dólares o barril.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Petróleo

Mais de Economia

Governo sobe previsão de déficit de 2024 para R$ 28,8 bi, com gastos de INSS e BPC acima do previsto

Lula afirma ter interesse em conversar com China sobre projeto Novas Rotas da Seda

Lula diz que ainda vai decidir nome de sucessor de Campos Neto para o BC

Mais na Exame