Economia

Preço da gasolina amplia queda e tem mínima de mais de 3 meses

O preço médio da gasolina caiu 0,8 por cento, entre os dias 5 e 11 de março, para 3,701 reais por litro

Gasolina: o recuo de preços da gasolina tem pressionado os valores do etanol hidratado, concorrente do derivado de petróleo nas bombas (Jeff Pachoud/AFP)

Gasolina: o recuo de preços da gasolina tem pressionado os valores do etanol hidratado, concorrente do derivado de petróleo nas bombas (Jeff Pachoud/AFP)

R

Reuters

Publicado em 14 de março de 2017 às 17h31.

Rio de Janeiro - O preço médio da gasolina vendida nos postos do Brasil caiu na semana passada para seu menor nível em mais de três meses, enquanto o etanol e o diesel também recuaram, apontaram dados publicados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), nesta terça-feira.

O preço médio da gasolina caiu 0,8 por cento, entre os dias 5 e 11 de março, para 3,701 reais por litro. É o menor patamar desde a semana encerrada em 10 de dezembro, quando o combustível fóssil foi vendido por 3,691 reais por litro.

O recuo de preços da gasolina tem pressionado os valores do etanol hidratado, concorrente do derivado de petróleo nas bombas.

Na semana passada, o biocombustível caiu 1,6 por cento, para 2,786 reais por litro, o menor nível desde a semana encerrada em 29 de outubro, quando foi vendido por 2,760 reais por litro.

Além da pressão da gasolina, usinas estão ofertando mais etanol para liberar os tanques para o produto da nova safra do centro-sul do Brasil.

O preço do diesel na bomba, por sua vez, apresentou queda de 0,7 por cento, a 3,061 reais por litro, informou a ANP nesta terça-feira.

As mínimas foram atingidas após a Petrobras reduzir duas vezes o valor do combustível fóssil vendido nas refinarias, apenas neste ano, como parte de sua nova política de preços.

Desde o início da nova política, em outubro, a queda acumulada no preço da gasolina vendida na refinaria pela Petrobras é de 5,4 por cento, segundo cálculos da Reuters. Em seis ajustes, a estatal reduziu o preço na refinaria quatro vezes, manteve em uma oportunidade e elevou em outra.

Em seu último reajuste, a petroleira reduziu em 4,8 por cento do preço do diesel e em 5,4 por cento o preço da gasolina nas refinarias a partir de 25 de fevereiro.

Acompanhe tudo sobre:ANPGasolinaPreços

Mais de Economia

Governo sobe previsão de déficit de 2024 para R$ 28,8 bi, com gastos de INSS e BPC acima do previsto

Lula afirma ter interesse em conversar com China sobre projeto Novas Rotas da Seda

Lula diz que ainda vai decidir nome de sucessor de Campos Neto para o BC

Mais na Exame