Economia

PMI industrial da China mostra retomada do crescimento

A leitura final do PMI do HSBC subiu para 50,5 em novembro ante 49,5 em outubro


	Indústria na China: essa foi a primeira vez desde outubro de 2011 que a pesquisa ultrapassa a marca de 50 que separa crescimento de contração
 (AFP)

Indústria na China: essa foi a primeira vez desde outubro de 2011 que a pesquisa ultrapassa a marca de 50 que separa crescimento de contração (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de dezembro de 2012 às 06h47.

Pequim - O ritmo da atividade no vasto setor industrial da China acelerou pela primeira vez em 13 meses em novembro, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês), ampliando as evidências de que a economia está se reanimando após sete trimestres de crescimento lento.

A leitura final do PMI do HSBC subiu para 50,5 em novembro ante 49,5 em outubro, em linha com a pesquisa preliminar publicada no final do mês passado. Essa foi a primeira vez desde outubro de 2011 que a pesquisa ultrapassa a marca de 50 que separa crescimento de contração.

A leitura final do HSBC segue-se a um resultado similar na pesquisa do Departamento Nacional de Estatísticas (NBS, na sigla em inglês) divulgada no fim de semana, segundo a qual o ritmo de crescimento no setor industrial acelerou. O PMI oficial subiu para uma máxima de sete meses de 50,6 em novembro, ante 50,2 em outubro.

"Isso confirma que a economia chinesa continua a se recuperar gradualmente", escreveu o economista-chefe do HSBC Hongbin Qu.

O PMI oficial dos setores não industriais da China também aumentou para 55,6 em novembro ante 55,5 em outubro, liderado pela expansão da atividade nos serviços de construção. Mas o crescimento em transporte aéreo e ferroviário, assim como em alimentos e bebidas, desacelerou.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoIndústriaIndústrias em geral

Mais de Economia

Governo sobe previsão de déficit de 2024 para R$ 28,8 bi, com gastos de INSS e BPC acima do previsto

Lula afirma ter interesse em conversar com China sobre projeto Novas Rotas da Seda

Lula diz que ainda vai decidir nome de sucessor de Campos Neto para o BC

Banco Central aprimora regras de segurança do Pix; veja o que muda

Mais na Exame