Euro: expansão do PMI foi generalizada e pode acabar com as dúvidas sobre um crescimento desigual na região (vetkit/Thinkstock)
Reuters
Publicado em 3 de março de 2017 às 08h30.
A atividade empresarial da zona do euro cresceu no ritmo mais forte em quase seis anos em fevereiro e a criação de empregos foi a mais rápida em quase uma década devido à força da demanda e das exportações, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês).
O PMI Composto final do IHS Markit subiu para 56,0 em fevereiro de 54,4 no mês anterior. Esse é o nível mais alto desde abril de 2011 e igualou a estimativa preliminar.
A expansão foi generalizada, e pode acabar com as dúvidas sobre um crescimento desigual na região. Se sustentado, o crescimento econômico pode atingir 0,6 por cento no primeiro trimestre, de acordo com o Markit.
"Os números finais do PMI pintam um cenário favorável de uma economia da zona do euro começando a funcionar a todo vapor. O crescimento acelerou em todos os quatro maiores países membros em fevereiro, sugerindo uma virada cada vez mais sustentável e robusta", disse o economista-chefe do IHS Markit, Chris Williamson.
O PMI para o setor de serviços saltou para 55,5 de 53,7 em janeiro e preliminar de 55,6.