Economia

PIB mostra que economia está se recuperando, diz Obama

O Departamento do Comércio anunciou hoje que o PIB dos EUA apresentou um crescimento de 3,2% no primeiro trimestre

Realista, Obama comentou que ainda falta mais trabalho para acertar a economia dos EUA.  (.)

Realista, Obama comentou que ainda falta mais trabalho para acertar a economia dos EUA. (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, destacou hoje que o crescimento animador da economia no primeiro trimestre é uma prova de que as medidas de recuperação econômica adotadas por sua administração estão gerando dividendos. Ele afirmou, no entanto, que é necessário fazer mais. A única notícia econômica que os norte-americanos estão esperando para ouvir é: "Você está contratado", disse Obama durante discurso na Casa Branca.

O Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA apresentou um crescimento anualizado de 3,2% no primeiro trimestre, afirmou o Departamento do Comércio nesta sexta-feira. Os economistas tinham previsto uma alta de 3,3% para o PIB. Os gastos com consumo aumentaram 3 6% - o maior aumento desde a elevação de 3,7% observada no primeiro trimestre de 2007.

Os republicanos disseram que os números fortes não deverão apagar as perdas de empregos e não sugerem que o pacote de recuperação econômica funcionou. "Os impostos mais elevados e as sufocantes regulamentações aprovadas e propostas pelos democratas no Congresso estão reduzindo a criação de emprego que as famílias americanas precisam desesperadamente", afirmou Dave Camp, principal membro do Comitê de Meios e Recursos da Câmara de Deputados dos EUA, em um comunicado.

A demanda maior por bens está forçando as empresas a repor os estoques. As companhias norte-americanas liquidaram os estoques furiosamente no ano passado porque a recessão provocou um encolhimento das vendas. Os estoques das empresas subiram US$ 31 bilhões no primeiro trimestre, de acordo com o Departamento do Comércio, contribuindo com 1,57 ponto porcentual para o resultado do PIB.

Mas os mercados de trabalho parecem estar melhorando. Os empregadores norte-americanos criaram empregos no ritmo mais rápido em três anos, em março, segundo dados divulgados recentemente. As informações são da Dow Jones.

Leia mais sobre EUA

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEstados Unidos (EUA)Indicadores econômicosPaíses ricosPersonalidadesPIBPolíticos

Mais de Economia

Câmara aprova projeto do governo que busca baratear custo de crédito

BB Recebe R$ 2 Bi da Alemanha e Itália para Amazônia e reconstrução do RS

Arcabouço não estabiliza dívida e Brasil precisa ousar para melhorar fiscal, diz Ana Paula Vescovi

Benefícios tributários deveriam ser incluídos na discussão de corte de despesas, diz Felipe Salto