Economia

PIB de São Paulo sobe 0,2% em julho, diz Seade

Em julho, os serviços subiram 0,6%, enquanto a indústria caiu 0,5% e a agropecuária recuou 1,5%


	Vista aérea de região da zona leste de São Paulo: o desempenho paulista foi melhor do que a média nacional
 (Wikimedia Commons)

Vista aérea de região da zona leste de São Paulo: o desempenho paulista foi melhor do que a média nacional (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de setembro de 2013 às 14h01.

São Paulo - O Produto Interno Bruto (PIB) do Estado de São Paulo apresentou ligeira alta de 0,2% em julho ante junho, já descontados os efeitos sazonais, divulgou nesta quinta-feira, 19, a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade).

Em junho ante maio, houve queda de 0,4%. De acordo com o órgão vinculado à Secretaria Estadual de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado, em julho os serviços subiram 0,6%, enquanto a indústria caiu 0,5% e a agropecuária recuou 1,5%.

Nos sete primeiros meses de 2013, na comparação com mesmo período de 2012, a economia paulista registrou taxa de crescimento de 1,6%. No acumulado dos últimos 12 meses, o PIB paulista teve expansão de 1,8%.

Na comparação com julho de 2012, a economia paulista teve alta de 1%, devido, principalmente, à expansão da indústria (1,3%) e dos serviços (0,9%). A agropecuária recuou 7,6%.

Segundo a fundação, o desempenho paulista foi melhor do que a média nacional, pois, segundo projeções do Banco Central (BC), a atividade econômica nacional teve queda de 0,3% em julho. O órgão destaca que o PIB estadual "é fortemente dependente das diretrizes nacionais de política econômica e representa um terço do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro".

"O PIB nacional mostra grande dependência de influência das commodities, enquanto a economia paulista caracteriza-se por ser mais industrializada e integrada ao mercado interno - concentra 41% da indústria de transformação brasileira e cadeias produtivas de maior nível tecnológico, com produtos a preços mais estáveis, diretamente atrelados ao incremento de produtividade e às estratégias de diferenciação de produtos.", afirma a fundação, em nota.

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoDesenvolvimento econômicoEstado de São PauloIndicadores econômicosPIB

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado eleva estimativa de inflação para 2024 e 2025

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega