Economia

Petrobras estuda se aumenta preços como o mercado internacional

A alta do preço do petróleo no mercado internacional voltou a ser discutida pela Petrobras. A empresa vem acompanhando as oscilações do custo do produto no exterior para decidir se aumenta ou não no mercado interno. Segundo informou, "a idéia é acompanhar as oscilações do preço do petróleo em um horizonte mais longo e não […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h43.

A alta do preço do petróleo no mercado internacional voltou a ser discutida pela Petrobras. A empresa vem acompanhando as oscilações do custo do produto no exterior para decidir se aumenta ou não no mercado interno.

Segundo informou, "a idéia é acompanhar as oscilações do preço do petróleo em um horizonte mais longo e não no curto prazo". De acordo com a empresa, o aumento dos preços é comum nos primeiros quatro meses do ano, quando os países do hemisfério norte precisam de mais combustível em razão do inverno.

No final do mês passado, o presidente da estatal, José Eduardo Dutra, descartou a possibilidade de um encarecimento no curto prazo, mas admitiu os reajustes, caso a alta do petróleo no mercado externo persista por muito tempo.

Produção nacional

Em abril, a Petrobras bateu um novo recorde mensal de produção, ao processar 1,758 milhão de barris de petróleo por dia. Com isso, a empresa pôde reduzir em 80% as importações de óleo diesel nos primeiros quatro meses do ano. A substituição de importação de petróleo representou uma economia de divisas de 1,2 bilhão de dólares.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Por que Países Baixos e Reino Unido devem perder milionários nos próximos anos?

STF prorroga até setembro prazo de suspensão da desoneração da folha

FGTS tem lucro de R$ 23,4 bi em 2023, maior valor da história

Haddad diz que ainda não apresentou proposta de bloqueio de gastos a Lula

Mais na Exame