Pedidos de falência caem 40,1% em fevereiro, diz Serasa

No mês passado foram registrados 100 pedidos, ante 167 do mês anterior

São Paulo - Os pedidos de falência em todo o País recuaram 40,1% fevereiro em relação a janeiro, apurou a Serasa Experian. No mês passado foram registrados 100 pedidos, ante 167 do mês anterior.

O número de falências decretadas, por sua vez, subiu no segundo mês do ano, passando de 47 casos em janeiro para 53 em fevereiro.

Para a Serasa, contudo, os decretos de falências "não refletem a conjuntura econômica atual, uma vez que a falência de uma empresa pode demorar até dois anos para ser decretada".

Dos pedidos de falência de fevereiro deste ano, 64 foram de micro e pequenas empresas, 29, de médias e 7, de empresas de grande porte.

Os economistas da Serasa Experian avaliam que o "fator calendário foi preponderante para a queda, em fevereiro, nos números de falências requeridas e recuperações judiciais decretadas".

Foram 67 recuperações judiciais deferidas em fevereiro. Em janeiro, o número chegou a 109. Os pedidos de recuperação judicial também caíram, de 128 em janeiro para 70 em fevereiro.

"Ao mesmo tempo, é possível notar que a recuperação gradual das vendas em alguns setores econômicos, em razão do recuo na inadimplência dos consumidores e da permanência dos juros baixos, começa a gerar algum alívio financeiro, mesmo com pressões de custo, como a inflação", avaliou a instituição, por meio de nota.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.