Economia

Os conselhos de vencedores do Nobel para jovens economistas

"Se você não encontrar trabalhos onde goste do dia-a-dia, não vai conseguir trabalhar duro o suficiente para realizar o que você quer", diz Alvin Roth

Shiller: "os jovens frequentemente subestimam a tolerância das pessoas mais velhas como eu na profissão" (Divulgação/Bloomberg)

Shiller: "os jovens frequentemente subestimam a tolerância das pessoas mais velhas como eu na profissão" (Divulgação/Bloomberg)

João Pedro Caleiro

João Pedro Caleiro

Publicado em 10 de junho de 2017 às 08h00.

Última atualização em 10 de junho de 2017 às 08h00.

São Paulo - Recentemente, 8 vencedores do prêmio Nobel de Economia foram convidados a gravar um vídeo com conselhos para jovens economistas.

A iniciativa antecede o 6º encontro das Ciências Econômicas, agendado para 22 e 26 de agosto na cidade de Lindau, na Alemanha.

O evento deve reunir 19 vencedores do prêmio Nobel em Economia com 400 jovens economistas do mundo todo.

Veja alguns dos conselhos e o vídeo em seguida:

Angus Deaton, vencedor em 2015

"É muito importante para as pessoas fazerem as coisas porque realmente querem fazê-las, e trabalhar em ideias que sejam realmente importantes para elas."

Alvin E. Roth, vencedor em 2012

"Se você não encontrar trabalhos onde você goste da parte do dia-a-dia, você não vai conseguir trabalhar duro o suficiente para realizar as coisas que você quer."

"Você verá que os seus colegas educados em outro lugar tem alguns pontos de vista diferentes, e eu acho que uma das coisas valiosas é a conversa entre os próprios jovens."

 

Edmund Phelps, vencedor em 2006

"Os economistas mais jovens estão perdendo o lado humano da atividade econômica. É importante que os economistas jovens tirem seu nariz dos dados."

Robert Shiller, vencedor em 2013

"Pessoas que entram hoje na Economia frequentemente adotam uma visão cínica: 'ah, é tudo matemática, eu preciso jogar um certo jogo' (...) Os jovens frequentemente subestimam a tolerância das pessoas mais velhas como eu na profissão. A tolerância em relação a ideias experimentais (...) eles também subestimam o quanto pessoas da minha idade se entediam com pessoas que simplesmente fazem o mesmo que estivemos fazendo. Queremos ouvir algo diferente."

 

Oliver Hart, vencedor em 2016

"Fazer perguntas difíceis e interessantes é algo muito importante (...) tente perguntar algo um pouco mais desafiador e que você pense: 'acho que ninguém nunca realmente respondeu a essa questão."

"As interações mais importantes que eu tive na vida não foram com veteranos, foram com colegas. Eu tirei muito resultado de fazer co-autorias."

Veja no vídeo:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=k9X0ogs0Ihc%5D

Acompanhe tudo sobre:EconomistasPrêmio NobelRobert Shiller

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor