Economia

Opep fecha acordo para aumentar produção a partir de julho, diz fonte

O aumento será menor que o previsto porque vários países que produzem petróleo terão dificuldade em retornar às cotas totais, disseram fontes da Opep

Os ministros estão reunidos para discutir os rumos do pacto de corte de produção em vigor desde o ano passado (David McNew/Getty Images)

Os ministros estão reunidos para discutir os rumos do pacto de corte de produção em vigor desde o ano passado (David McNew/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 22 de junho de 2018 às 09h36.

Bagdá - A Opep concordou nesta sexta-feira em aumentar a produção de petróleo em cerca de 1 milhão de barris por dia a partir de julho para o grupo e seus aliados, disse uma fonte do cartel.

A elevação é nominal. O aumento real será menor porque vários países que recentemente produziram petróleo aquém do esperado terão dificuldade em retornar às cotas totais, enquanto outros produtores não terão permissão para preencher a lacuna, disseram fontes da Opep.

Ministros estão reunidos em Viena para discutir os rumos do pacto de corte de produção em vigor desde o ano passado.

Em paralelo, o ministro do petróleo do Iraque disse que a Opep deve ter cuidado antes de alterar esse acordo para que a oferta não exceda a necessidade do mercado e afete os preços.

Qualquer mudança poderia significar uma produção excedendo a demanda e "levando a uma queda nos preços do petróleo, prejudicando as economia dos países produtores", disse o ministério em um comunicado.

Acompanhe tudo sobre:Indústria do petróleoOpepPetróleo

Mais de Economia

Reforma tributária: videocast debate os efeitos da regulamentação para o agronegócio

Análise: O pacote fiscal passou. Mas ficou o mal-estar

Amazon, Huawei, Samsung: quais são as 10 empresas que mais investem em política industrial no mundo?

Economia de baixa altitude: China lidera com inovação