Economia

Onyx admite que governo pode apresentar projeto de lei sobre capitalização

Ministro da Casa Civil afirmou que proposta seria apresentada caso Executivo não consiga fazer o tema voltar à PEC em tramitação no plenário

Onyx Lorenzoni: ministro da Casa Civil falou sobre estratégias para o regime de capitalização (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Onyx Lorenzoni: ministro da Casa Civil falou sobre estratégias para o regime de capitalização (Rovena Rosa/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 17 de junho de 2019 às 17h32.

São Paulo - O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, admitiu nesta segunda-feira, 17, que o governo pode encaminhar à Câmara dos Deputados um projeto de lei específico para a questão da capitalização na reforma previdenciária. A proposta, que permitiria ao trabalhador fazer uma contribuição para a própria previdência, além do regime geral, foi retirada no relatório fina da Comissão Especial que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) na Casa.

Onyx, no entanto, afirmou que pretende fazer com que a capitalização volte ao debate antes da votação final do projeto, previsto inicialmente para a primeira semana de julho. "Vamos ver se consegue voltar no plenário e, se eventualmente, não for possível, no segundo semestre enviaremos um projeto mais detalhado", afirmou o ministro após a abertura do Ethanol Summit, em São Paulo.

Ele considerou o relatório do deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) como "bom" e avaliou que a potência fiscal de R$ 900 bilhões de economia em dez anos dá condição de solvência ao País. Onyx minimizou as críticas do ministro da Economia, Paulo Guedes e considerou natural as mudanças em propostas do Executivo no Parlamento.

"Paulo Guedes é 'pai da criança' e, claro, tem pontos que ele gostaria de ver contemplados. Mas estamos colecionando, ao longo do tempo, aprovações em todos os projetos, o presidente (Bolsonaro) foi parlamentar e sabe que vai haver modificações", disse, antes de elogiar o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que fez duras críticas ao governo desde a última sexta-feira. "Rodrigo Maia tem ajudado em muito para construir essa potência Fiscal", concluiu.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosOnyx LorenzoniReforma da Previdência

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado eleva estimativa de inflação para 2024 e 2025

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega