Economia

Oito mil metalúrgicos paralisam fábricas no ABC

Foram afetadas 21 empresas nas cidades de São Bernardo do Campo, Diadema e Ribeirão Pires


	Montadora em São José dos Campos: na região, 1,8 mil metalúrgicos de quatro empresas pararam as atividades
 (Marcos Issa/Bloomberg)

Montadora em São José dos Campos: na região, 1,8 mil metalúrgicos de quatro empresas pararam as atividades (Marcos Issa/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de setembro de 2013 às 07h30.

São Paulo - Aproximadamente oito mil metalúrgicos interromperam os trabalhos em fábricas do ABC nesta quarta-feira, 18, de acordo com o sindicato da categoria na região. Foram afetadas 21 empresas nas cidades de São Bernardo do Campo, Diadema e Ribeirão Pires.

Em nota, a organização explicou que as ações de greve serão interrompidas na quinta-feira, 19, por conta de uma reunião para negociação entre o Sindipeças e a Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo (FEM-CUT). Caso não ocorra um acordo favorável, as paralisações voltarão na sexta-feira, 20.

"Estamos fazendo paralisações de 24 horas por empresa. A greve é por tempo indeterminado, mas a cada dia vamos paralisar diferentes empresas. Conseguimos mobilizar um grande número de trabalhadores, deu pra sentir que eles estão organizados e atentos para buscar um bom acordo", comentou o presidente da entidade, Rafael Marques, em nota.

Em São José dos Campos, 1,8 mil metalúrgicos de quatro empresas pararam as atividades. Os atos incluíram suspensão na produção por uma hora. A mobilização ocorre um dia após as centrais sindicais CSP-Conlutas, CUT e Intersindical terem decidido unificar as campanhas salariais dos metalúrgicos em todo o Estado de São Paulo.

A decisão foi tomada para fortalecer a campanha da categoria ligada a essas centrais, que soma cerca de 360 mil metalúrgicos no Estado. A pauta de reivindicações incluiu aumento salarial de 13,5%, redução da jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas semanais e a retirada da Câmara dos Deputados do projeto de lei que regulamenta a terceirização.

Acompanhe tudo sobre:Direitos trabalhistasGrevesIndústriaIndústrias em geralSindicatos

Mais de Economia

Governo sobe previsão de déficit de 2024 para R$ 28,8 bi, com gastos de INSS e BPC acima do previsto

Lula afirma ter interesse em conversar com China sobre projeto Novas Rotas da Seda

Lula diz que ainda vai decidir nome de sucessor de Campos Neto para o BC

Mais na Exame