Economia

OCDE reduz projeção de crescimento global em 2015

Em relação ao Brasil, a estimativa agora é de uma contração de 0,8 por cento este ano, contra queda de 0,5 por cento prevista anteriormente


	A OCDE reduziu sua estimativa de crescimento global em 2015 para 3,1 por cento, ante expansão de 3,7 por cento projetada em novembro
 (Robert Sullivan/AFP/AFP)

A OCDE reduziu sua estimativa de crescimento global em 2015 para 3,1 por cento, ante expansão de 3,7 por cento projetada em novembro (Robert Sullivan/AFP/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de junho de 2015 às 08h01.

PARIS - A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) cortou sua projeção para o crescimento econômico global neste ano e piorou a estimativa de contração do Brasil.

Ao mesmo tempo, a instituição diz esperar que os preços mais baixos do petróleo garantam uma recuperação global gradual, mesmo que os investimentos fracos continuem sendo uma preocupação.

O crescimento global continua sendo impulsionado por políticas bastante expansionistas de bancos centrais nas grandes economias desenvolvidas e em muitos lugares fora dos Estados Unidos por um dólar mais forte, o que torna as exportações de regiões com outras moedas relativamente mais baratas.

A OCDE reduziu sua estimativa de crescimento global em 2015 para 3,1 por cento, ante expansão de 3,7 por cento projetada em novembro.

Em relação ao Brasil, a estimativa agora é de uma contração de 0,8 por cento este ano, contra queda de 0,5 por cento prevista anteriormente. Para 2016 a OCDE vê um crescimento de 1,1 por cento, contra 1,2 por cento antes.

Acompanhe tudo sobre:CâmbioCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoDólarMoedas

Mais de Economia

BNDES vai repassar R$ 25 bilhões ao Tesouro para contribuir com meta fiscal

Eleição de Trump elevou custo financeiro para países emergentes, afirma Galípolo

Estímulo da China impulsiona consumo doméstico antes do 'choque tarifário' prometido por Trump

'Quanto mais demorar o ajuste fiscal, maior é o choque', diz Campos Neto