Economia

Número de turistas brasileiros aumenta 25% em 2011

Dados da Braztoa mostram que faturamento das empresas do setor subiu 21% no ano passado

Turistas na baía de Guanabara (Flávio Veloso/EXAME.com)

Turistas na baía de Guanabara (Flávio Veloso/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de agosto de 2012 às 18h22.

São Paulo – Os brasileiros não hesitaram em 2011 em pegar um avião e partir para uma viagem pelo próprio país ou para o exterior. Os turistas estrangeiros também continuaram visitando o Brasil durante o ano passado. Essa é uma das conclusões possíveis sobre os números divulgados hoje pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), coletados dentro do projeto Datatur.

De acordo com o anuário, no ano passado as empresas associadas transportaram 6 milhões de turistas, aumento de 25,6% ante 2010. Desse total, 1,715 milhão viajaram para outros países e 4,313 milhões pelo Brasil (no segundo caso, o número inclui turistas estrangeiros que foram recebidos aqui pelas empresas).

O gasto médio desses viajantes nas operadoras de turismo também subiu para o Brasil. No caso das viagens nacionais, o valor foi de 1.148 reais em 2011, um aumento de 8,50% ante 2010. Já para roteiros internacionais, na mesma base de comparação, o valor médio em caiu 0,26%, para 2.676 reais.

Segundo Marco Ferraz, presidente da Braztoa, um dos fatores que impulsionou o crescimento do setor foi, novamente, a participação da classe C. “Essa camada aumentou a massa salarial nos últimos meses e a maioria está empregada. Com férias regulares no calendário, passa a incluir as férias no orçamento”, diz Marco.

Em geral, o turista de primeira viagem prefere destinos no Nordeste e, em seguida, começa a mirar roteiros internacionais, como Buenos Aires, na Argentina, que tem preços baixos e fácil acesso de brasileiros.


Com os números, o faturamento das empresas também aumentou e registrou 9,84 bilhões de reais em 2011, sem correção pela inflação, aumento de 21,63% ante 2010. Desse total, 4,952 bilhões de reais foram gerados em viagens pelo Brasil e 4,588 bilhões pelo exterior.

Para 2012, a expectativa da Braztoa é que o faturamento suba mais 10%, para 10,82 bilhões de reais no ano. Ferraz explica que esse crescimento menor no faturamento é em parte efeito da crise, que influencia pontos como câmbio e desestimula algumas viagens.

Destinos preferidos

Dentro do Brasil, o Nordeste é o campeão disparado em receber turistas. A região foi responsável por 57% do total de passageiros em 2011. Em seguida ficou o Sudeste, com 27%, o Sul, com 13%, e as regiões Norte e Centro-Oeste, que juntas tiveram 3% do total.

Quando o assunto é viagem internacional, as compras em Nova York e o passeio para a Disney ajudaram a colocar a América do Norte como o destino que mais recebeu turistas do Brasil no ano passado, com 33% do total.

Europa ficou bem perto e recebeu 27% dos passageiros que viajaram para o exterior. Em seguida, ficou a América do Sul, com 24%, a América Central, com 14%, e a África, Ásia e Oceania, regiões que juntas receberam 2% do total de passageiros.

Acompanhe tudo sobre:Turismo

Mais de Economia

Corte anunciado por Haddad é suficiente para cumprir meta fiscal? Economistas avaliam

Qual é a diferença entre bloqueio e contingenciamento de recursos do Orçamento? Entenda

Haddad anuncia corte de R$ 15 bilhões no Orçamento de 2024 para cumprir arcabouço e meta fiscal

Mais na Exame