EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h53.
Pelo segundo mês consecutivo, o mercado de trabalho cresceu nos Estados Unidos. Segundo levantamento divulgado nesta sexta-feira (7/5) pelo Departamento do Trabalho, houve um aumento de 288 mil vagas em abril. A taxa de desemprego caiu 0,10 ponto percentual, ficando em 5,6% no mês.
O aumento dos postos de trabalho urbano superou em muito a expectativa dos economistas, segundo noticiou o americano The Wall Street Journal. A maioria esperava um aumento de 150 mil vagas e estabilidade no indicador de desemprego.
O aumento das vagas coincidiu com um pequeno aumento (0,3%) na média salarial paga por hora, que aumentou para 15,59 dólares. A carga horária semanal vai de 33 a 42 horas.
O persistente cenário de desemprego nos Estados Unidos, desde novembro de 2001, quando oficialmente se encerrara o período de recessão, era motivo de grande preocupação para o governo americano. A equipe econômica previa uma derrocada na trajetória de expansão da economia ao passo que a retração do mercado de trabalho assustasse os consumidores e tornasse o consumo algo proibitivo.
A pesquisa do Departamento do Trabalho não conta os empregos na agropecuária.