Economia

Câmbio não tem tanta relevância no momento, diz Meirelles

Segundo ele, a retomada da economia brasileira não depende, necessariamente, do valor do dólar


	Meirelles: segundo ele, a retomada da economia brasileira não depende, necessariamente, do valor do dólar
 (Ueslei Marcelino / Reuters)

Meirelles: segundo ele, a retomada da economia brasileira não depende, necessariamente, do valor do dólar (Ueslei Marcelino / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de agosto de 2016 às 17h58.

São Paulo - O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou na tarde desta sexta-feira, 12, que o câmbio, por definição, é flutuante.

"Em alguns momentos, ele pode ser mais volátil, ou mais estável, depende de uma série enorme de fatores", disse. "E eu acredito que o câmbio não é algo que no momento tenha tanta relevância, o que tem relevância é a tendência, e o movimento de câmbio é normal", avaliou.

Segundo ele, a retomada da economia brasileira não depende, necessariamente, do valor do dólar. "O dólar afeta, de um lado, os exportadores: quanto mais alto o dólar, melhor para os exportadores, mas quando cai facilita o investimento. O que está de fato impulsionando a retomada da economia brasileira é a retomada da confiança, do consumo e dos investimentos", disse.

As declarações foram dadas minutos antes de Meirelles iniciar discurso de encerramento da décima primeira edição do Seminário Anual sobre Riscos, Estabilidade Financeira e Economia Bancária, em São Paulo. O evento é organizado pelo Banco Central (BC).

O ministro disse também que o comércio exterior ainda é uma parte pequena do Produto Interno Bruto (PIB) e que a grande força da economia brasileira é o mercado interno.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesCâmbioDólarMoedasHenrique MeirellesExecutivos brasileiros

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado aumenta projeção do PIB em 2025, 2026 e 2027

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?