Economia

Negociações para facilitar comércio mundial fracassam na OMC

O acordo tinha como objetivo homogeneizar os procedimentos alfandegários para dar um impulso ao comércio internacional


	Sede da OMC em Genebra: "Fracassamos em nossas tentativas de convergência em Genebra", declarou o diretor-geral da OMC, Roberto Azevêdo
 (Fabrice Coffrini/AFP)

Sede da OMC em Genebra: "Fracassamos em nossas tentativas de convergência em Genebra", declarou o diretor-geral da OMC, Roberto Azevêdo (Fabrice Coffrini/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de novembro de 2013 às 11h26.

Genebra - As negociações entre os 159 países-membros da Organização Mundial do Comércio (OMC) para adotar um acordo que facilite o comércio global fracassaram na reunião preparatória para a conferência ministerial de organização, que será realizada na semana que vem em Bali (Indonésia).

"Fracassamos em nossas tentativas de convergência em Genebra", declarou em entrevista coletiva o diretor-geral da OMC, o brasileiro Roberto Azevêdo.

"O que fica não será fácil de negociar em Bali, será simplesmente impraticável fazer isso entre cem ministros de Comércio", acrescentou.

O acordo, que vinha sendo negociado nos últimos meses na OMC, tinha como objetivo homogeneizar os procedimentos alfandegários para dar um impulso ao comércio internacional e se esperava que beneficiaria em particular os países em desenvolvimento e com menos recursos. 

Acompanhe tudo sobre:ComércioComércio exteriorOMC – Organização Mundial do Comércio

Mais de Economia

Brasil é 'referência mundial' em regulação financeira, diz organizador de evento paralelo do G20

Governo teme “efeito cascata” no funcionalismo se Congresso aprovar PEC do BC

Banco Central estabelece regras para reuniões com agentes do mercado financeiro

Produção industrial sobe 4,1% em junho, maior alta desde julho de 2020

Mais na Exame