Movimento de consumidores nas lojas aumenta em agosto

Segundo a Serasa Experian, houve crescimento de 2% em agosto na comparação com julho

São Paulo – O movimento dos consumidores nas lojas em todo o país cresceu 2% em agosto na comparação com julho, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. Em relação a agosto do ano passado, houve crescimento de 13,4% e, no acumulado do ano, alta de 8,8%.

Segundo a Serasa Experian, agosto seria, até então, o último mês da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos, o que incentivou os consumidores a comprar mais e elevou o movimento das lojas de carros em 11% em relação ao mês anterior. Com relação a agosto do ano passado a alta chegou a 16%. O governo, porém, decidiu estender a redução do IPI para carros e diversos setores no fim do mês.

Além disso, o setor de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas teve alta de 2,5% em agosto.

De acordo com as análises dos economistas da entidade, o movimento de agosto confirma as previsões de que o segundo semestre poderia mostrar uma recuperação no dinamismo da economia. Segundo a Serasa Experian, essa melhoria está ligada às reduções das taxas de juros, ao recuo gradual da inadimplência e à manutenção de patamares baixos da taxa de desemprego.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.