Moeda de 800 reais? Veja o que o BC já lançou
Eventos esportivos e personalidades figuram entre os homenageados nas edições especiais
Da Redação
Publicado em 7 de agosto de 2012 às 12h06.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h20.
São Paulo – O Banco Central vai lançar duas moedas em homenagem à entrega da Bandeira Olímpica ao Brasil – que marca os jogos que acontecerão no país, em 2016. Essa não é a primeira vez que o BC lança uma edição comemorativa. Outros eventos esportivos e históricos já foram homenageados, além de personalidades. Algumas das moedas estão esgotadas no Banco Central, sendo possível comprá-las com colecionadores. O BC calcula que, se fossem lançados hoje, os modelos que estão esgotados teriam preço aproximado de 190 reais (as de prata) e 860 (as de ouro). Clique na imagem ao lado para ver as moedas.
As moedas “olímpicas” terão valor de face de um e cinco reais e ilustrações com a temática olímpica. Da edição especial de um real, 2 milhões de moedas vão circular normalmente em todo o país. Além das que circularão normalmente, haverá uma quantidade - entre 10.000 e 80.000 moedas - que será comercializada em embalagens especiais para colecionadores, ao preço de 9,50 reais. A moeda de cinco reais será vendida para colecionadores, ao preço de 195,00 reais. Será possível adquirir as moedas "de colecionador" no Banco Central e no site do Banco do Brasil.
Em homenagem ao piloto brasileiro de Fórmula 1 Ayrton Senna, o Banco Central lançou duas moedas comemorativas – as duas estão esgotadas no site da instituição. A moeda em ouro tem valor de face de 20 reais. A moeda em prata em valor de face de 2 reais. Foram fabricadas 15.000 moedas – 5.000 de ouro. As moedas foram criadas por Glória Ferreira Dias.
Entre as conquistas esportivas estampadas em moedas está o Pentacampeonato Mundial de Futebol, conquistado em 2002. A moeda de prata foi criada por Kátia Dias e teve tiragem inicial de 10.000. Seu valor de face é de 5 reais, mas o preço de venda é de 120,00 reais. A moeda de ouro tem valor de face de 20 reais e um preço de venda bem mais alto: 835,00 reais. A moeda foi criada por Luciano Dias de Araújo e Kátia Dias. A tiragem inicial foi de 2.500.
Juscelino Kubitschek também ganhou uma moeda comemorativa. Foram lançadas inicialmente 13.000 moedas de prata, com valor de face de 2 reais e preço de venda de 120 reais. A versão em ouro teve tiragem inicial de 2.500 moedas. Seu valor de face é de 20 reais e ela está esgotada no site do Banco Central. As moedas foram criadas por Alzira Duim.
Essa moeda foi lançada no ano do cinquentenário de Brasília, e faz parte da série "Patrimônios da Humanidade no Brasil". A tiragem inicial foi de 5.000 moedas, com valor de face de 5 reais. O preço de venda é de 140 reais, segundo o site do Banco Central.
Em 1995 o Banco Central celebrou 30 anos de atividades – e lançou uma moeda para comemorar a data. Foram fabricadas inicialmente 5.000 moedas de prata com o valor de face de 3 reais. O projeto é do Banco Central em parceria com a Casa da Moeda.
O Banco Central lançou duas moedas em homenagem ao centenário do escritor Carlos Drummond de Andrade, uma em prata e a outra em ouro. A moeda em ouro teve uma tiragem inicial de 2.500 exemplares. Seu valor de face é de 20 reais - o preço de venda é de 840,00 reais. A moeda de prata tem valor de face de 2 reais e preço de venda de 120 reais. Sua tiragem inicial foi de 7.000 exemplares. As duas moedas foram criadas por Luciano Dias de Araújo e Katia Dias.
O BC também lançou duas moedas para homenagear os 500 anos do Brasil. A versão em ouro tem preço de venda de 735,00 reais e valor de face de 20 reais. 6.558 unidades foram fabricadas. A moeda em prata tem valor de face de 5 reais – e preço de venda de 106,00 reais. Foram fabricadas 15.385 unidades. As moedas foram criadas por Katia Dias e Luciano Araújo
A comemoração dos 200 anos da chegada da família real ao Brasil também rendeu uma moeda comemorativa, em prata, com valor de face de 5 reais. A moeda em prata presta homenagem a cinco instituições fundadas por D. João: Justiça Militar da União, criada como o Conselho Supremo Militar e de Justiça; Jardim Botânico do Rio de Janeiro, criado como Jardim da Aclimação; Imprensa Nacional, fundada com o nome de Imprensa Régia; Ministério da Fazenda, criado sob o nome de Erário Régio; e Banco do Brasil, o primeiro banco nacional. A tiragem inicial foi de 2.000 moedas – e ela está esgotada no site do Banco Central.
Essa moeda foi lançada em homenagem aos cem anos de nascimento do pintor Candido Portinari. Alzira Duim e Kátia Dias foram as responsáveis pela criação e modelagem da moeda. Foram fabricadas inicialmente 2.000 moedas, em prata. O valor de face é de 2 reais. O modelo está esgotado no site do Banco Central.
Mais lidas
Mais de Economia
Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da NóbregaReforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setorOpinião: nem as SAFs escapam da reforma tributária