Economia

Ministro japonês teme por economia por paralisia nos EUA

Ministro das Finanças e o presidente do Banco Central do Japão manifestaram preocupação com impacto na economia mundial do bloqueio orçamentário americano

O ministro japonês das Finanças, Taro Aso: "se não for resolvido rápido, teremos várias consequências na conjuntura econômica internacional", disse (Yoshikazu Tsuno/AFP)

O ministro japonês das Finanças, Taro Aso: "se não for resolvido rápido, teremos várias consequências na conjuntura econômica internacional", disse (Yoshikazu Tsuno/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de outubro de 2013 às 09h06.

Tóquio - O ministro japonês das Finanças, Taro Aso, e o presidente do Banco Central do Japão manifestaram preocupação com o possível impacto na economia mundial do bloqueio orçamentário americano.

"Se não for resolvido rápido, teremos várias consequências na conjuntura econômica internacional", afirmou Aso, em referência às infrutíferas negociações até o momento entre republicanos e democratas para elevar o teto da dívida pública dos Estados Unidos.

Aso expressou o temor de que a situação provoque a venda de dólares e a compra de ienes, elevando o valor da divisa nipônica, o que afetaria as exportações.

A recuperação econômica do Japão se deve em parte à política orçamentária do primeiro-ministro Shinzo Abe, que provoca uma desvalorização do iene, assim como a política de flexibilização monetária do Banco do Japão (BoJ, central).

O presidente do BoJ, Haruhiko Kuroda, afirmou que o bloqueio orçamentário nos Estados Unidos gera "um risco de pressão negativa sobre a economia mundial".

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEstados Unidos (EUA)JapãoOrçamento federalPaíses ricos

Mais de Economia

BNDES vai repassar R$ 25 bilhões ao Tesouro para contribuir com meta fiscal

Eleição de Trump elevou custo financeiro para países emergentes, afirma Galípolo

Estímulo da China impulsiona consumo doméstico antes do 'choque tarifário' prometido por Trump

'Quanto mais demorar o ajuste fiscal, maior é o choque', diz Campos Neto