Economia

Minério de ferro renova mínima histórica na China

O minério de ferro para entrega em maio na bolsa de Dalian caiu 0,7 por cento nesta quarta-feira, a 287 iuanes (45 dólares) a tonelada


	Ferro: a cotação para entrega imediata no porto de Tianjin, na China, caiu 1,3 por cento
 (David Gray/Reuters)

Ferro: a cotação para entrega imediata no porto de Tianjin, na China, caiu 1,3 por cento (David Gray/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de dezembro de 2015 às 10h27.

Manila - Os preços do minério de ferro no mercado à vista na China registraram nova queda nesta quarta-feira, renovando mínimas históricas, refletindo uma pressão contínua sobre a commodity em meio a queda da demanda por aço no gigante asiático.

A cotação para entrega imediata no porto de Tianjin, na China, caiu 1,3 por cento, para 38,30 dólares a tonelada, o menor valor já registrado pelo The Steel Index (TSI), que começou a compilar dados em 2008.

Baseado no sistema de precificação anual, que antecedeu o atual, que se baseia no mercado à vista, o mercado está no menor nível desde 2005, segundo dados compilados pelo Goldman Sachs.

"Com os mercados de aço enfraquecendo ainda mais e com a falta de resposta dos produtores, os riscos continuam inclinados para o lado negativo", disse ANZ em uma nota sobre as perspectivas para o preço do minério de ferro.

O minério de ferro para entrega em maio na bolsa de Dalian caiu 0,7 por cento nesta quarta-feira, a 287 iuanes (45 dólares) a tonelada, após tocar 285 iuanes. O contrato mais negociado registrou o menor nível histórico de 284 iuanes em 4 de dezembro deste ano.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaCommoditiesPreços

Mais de Economia

Qual é a diferença entre bloqueio e contingenciamento de recursos do Orçamento? Entenda

Haddad anuncia corte de R$ 15 bilhões no Orçamento de 2024 para cumprir arcabouço e meta fiscal

Fazenda mantém projeção do PIB de 2024 em 2,5%; expectativa para inflação sobe para 3,9%

Mais na Exame