Economia

México deixará conversas do Nafta caso Trump inicie ação de saída

Segundo a agência Reuters, o Canadá está cada vez mais convencido de que Trump irá anunciar em breve a intenção de deixar o tratado de Livre Comércio

Nafta: Trump há tempos chama o acordo de 1994 de um acordo ruim que prejudica trabalhadores norte-americanos (Carlos Jasso/Reuters)

Nafta: Trump há tempos chama o acordo de 1994 de um acordo ruim que prejudica trabalhadores norte-americanos (Carlos Jasso/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 11 de janeiro de 2018 às 10h56.

Cidade do México - O México irá deixar as negociações do Nafta caso o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidir ativar um processo de seis meses para se retirar do acordo comercial, disseram à Reuters na quarta-feira três fontes mexicanas com conhecimento das conversas.

A Reuters relatou mais cedo que o Canadá está cada vez mais convencido de que Trump irá anunciar em breve a intenção dos EUA de deixar o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta), provocando uma queda das moedas do Canadá e México e afetando as ações no continente.

"Eu acho que é indiscutível que se Trump anunciar a retirada dos EUA do Nafta, bem neste momento as negociações param", disse Raul Urteaga, chefe de comércio internacional do Ministério da Agricultura do México.

As duas outras fontes, que estão envolvidas em conversas comerciais e pediram para não serem nomeadas, disseram que o México continua firme em sua posição de levantar e deixar a mesa de negociações caso Trump siga com a ação.

Embora a carta de saída do Nafta inicie o processo de seis meses para saída, os Estados Unidos não estarão legalmente obrigados a deixar o Nafta assim que o processo terminar. Washington pode usar a ação como uma manipulação conforme busca ganhar vantagem sobre Canadá e México em conversas para atualizar o acordo comercial de 24 anos.

Trump há tempos chama o acordo de 1994 de um acordo ruim que prejudica trabalhadores norte-americanos. Sua equipe de negociações estabeleceu propostas que alarmaram contrapartes canadenses e mexicanas.

Acompanhe tudo sobre:CanadáDonald TrumpEstados Unidos (EUA)MéxicoNafta

Mais de Economia

Reforma tributária: videocast debate os efeitos da regulamentação para o agronegócio

Análise: O pacote fiscal passou. Mas ficou o mal-estar

Amazon, Huawei, Samsung: quais são as 10 empresas que mais investem em política industrial no mundo?

Economia de baixa altitude: China lidera com inovação