Economia

Mercosul e Singapura anunciam início de negociações comerciais

O acordo foi formalizado ao término de um "diálogo exploratório" bem-sucedido entre as partes, informaram fontes diplomáticas do Uruguai

Mercosul: lançamento do entendimento com Singapura acontece em "um contexto de grande dinamismo" da agenda externa do bloco sul-americano (divulgação/Divulgação)

Mercosul: lançamento do entendimento com Singapura acontece em "um contexto de grande dinamismo" da agenda externa do bloco sul-americano (divulgação/Divulgação)

E

EFE

Publicado em 23 de julho de 2018 às 21h06.

Puerto Vallarta, México - O Mercado Comum do Sul (Mercosul) e Singapura anunciaram nesta segunda-feira o início das negociações comerciais durante a 13ª Cúpula da Aliança do Pacífico em Porto Vallarta, no México.

O acordo foi formalizado ao término de um "diálogo exploratório" bem-sucedido entre as partes, informaram fontes diplomáticas do Uruguai, que ocupa a presidência do bloco sul-americano atualmente.

Ambas as partes elaboraram um documento estabelecendo os termos de referência para conduzir as negociações, cuja primeira rodada será realizada ainda este ano. O lançamento do entendimento com Singapura acontece em "um contexto de grande dinamismo" da agenda externa do Mercosul caracterizada pela amplitude.

Singapura é considerada um referente do livre-comércio com uma ampla experiência em negociações comerciais, com mais de 20 acordos de grande alcance, e como um parceiro importante para o comércio de serviços internacionais.

Conforme o documento, Singapura é o primeiro país da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) com o qual o Mercosul começa a ter negociações comerciais. No ano passado, o comércio entre Mercosul e Singapura alcançou os US$ 3,5 bilhões.

Acompanhe tudo sobre:SingapuraMercosul

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado aumenta projeção do PIB em 2025, 2026 e 2027

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?