Economia

Mendes Ribeiro: governo fará parceria para armazenar grãos

Mendes Ribeiro tratou da questão ao responder pergunta dos jornalistas sobre a falta de armazenagem para a colheita do milho em Mato Grosso

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de agosto de 2012 às 16h53.

São Paulo - O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, assegurou hoje (6) que o governo federal vai se empenhar na formalização de parcerias com o setor privado para garantir o aumento da capacidade de armazenagem da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Além disso, prometeu investimentos em logística para o escoamento da próxima safra.

“Vamos fazer parcerias com a iniciativa privada e construir armazéns, mas temos [também] que plantar mais milho no Sul”, disse, em referência às dificuldades de transporte do grão produzido no Centro-Oeste até essa região. Em São Paulo, o ministro participou da cerimônia de abertura do 11º Congresso Brasileiro do Agronegócio: Brasil Alimentos e Energias - Seguranças Globais, hoje (6), no Sheraton São Paulo WTC Hotel, promovido pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag).

Mendes Ribeiro tratou da questão ao responder pergunta dos jornalistas sobre a falta de armazenagem para a colheita do milho em Mato Grosso, onde deverão ser colhidos 14 milhões de toneladas do cereal. Ele também reiterou que não faltarão recursos para a agricultura, lembrando que o Plano Agrícola e Pecuário – lançado no dia 28 de junho passado - prevê investimentos de R$ 115,2 bilhões.

Sobre a manutenção do embargo russo à carne suína, o ministro disse esperar uma posição favorável da missão técnica daquele país que esteve no Brasil, recentemente, para realizar inspeção sanitária. “Nesta semana deveremos ter uma posição mais concreta e vou fazer de tudo para eles digam: nada contra [a retomada das importações]”.

No encontro, o ministro fez projeções otimistas sobre a capacidade de o Brasil ter, no futuro próximo, papel relevante na demanda mundial de alimentos. Segundo ele, em 2050, o consumo de cereais deverá crescer de 2 bilhões para 3 bilhões de toneladas e de carne mais do que dobrará, passando de 200 milhões para 470 milhões de toneladas. Para isso, Mendes Ribeiro salientou a importância dos investimentos no sistema de armazenagens de grãos pela Conab.

Para o secretário nacional de Política Agrícola, Caio Rocha, o país está preparado para ser um grande fornecedor de alimentos porque tem ampliado a área plantada a cada safra em torno de 1,4%, com um ritmo de aumento da produtividade bem maior: 3%.

Acompanhe tudo sobre:GrãosMendes RibeiroMinistério da Agricultura e PecuáriaPolítica no BrasilPolíticos

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor