Economia

Meirelles vai explicar PEC do Teto em rede nacional hoje

Henrique Meirelles vai fazer um pronunciamento em rede nacional hoje às 20h para explicar a PEC 241, que limita os gastos do governo


	Henrique Meirelles: ministro vai defender a PEC do Teto como "saída da crise"
 (Agência Brasil/Marcelo Camargo)

Henrique Meirelles: ministro vai defender a PEC do Teto como "saída da crise" (Agência Brasil/Marcelo Camargo)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de outubro de 2016 às 09h11.

Brasília - Numa ação pouco usual para a equipe econômica, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, fará nesta quinta-feira, 6, às 20 horas, um pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão em defesa da aprovação da proposta de criação do teto do gasto.

Durante três minutos, Meirelles vai explicar para a população o que é a Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que cria o limitador do crescimento das despesas do governo, e que ela é a peça fundamental do governo Michel Temer para conseguir a recuperação da contas públicas e a retomada do crescimento econômico.

Na gravação, o ministro usa uma linguagem simples e direta. A ideia foi que ele usasse na gravação um tom mais próximo do cotidiano para fazer com que as pessoas entendam a proposta, que é bastante técnica e complexa.

Além de explicar para a população o que é o teto, Meirelles vai defender a sua aprovação pelo Congresso Nacional como a "saída da crise" e o caminho necessário para a recuperação dos 12 milhões de empregos perdidos no País.

O foco do discurso do governo é relacionar o aumento do desemprego com o desequilíbrio das contas públicas.

A gravação foi feita antes de o ministro embarcar para os Estados Unidos, onde participará da reunião do Fundo Monetário Internacional (FMI).

O pronunciamento faz parte de uma ofensiva iniciada pelo governo nesta semana para conseguir a aprovação da PEC no plenário da Câmara dos Deputados e que inclui campanha publicitária nos principais veículos de informação do País.

Com baixo apoio popular e com a retomada da economia ainda sem deslanchar, a PEC do teto do gasto virou a principal arma do governo para melhorar a sua avaliação e conseguir ampliar a confiança e os investimentos.

O governo tem pressa porque precisa aprovar rapidamente o teto para evitar uma piora da sua avaliação.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:Executivos brasileirosHenrique MeirellesPEC do TetoPersonalidades

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor