Economia

Meirelles reitera superávit nas transações e expansão de 0,6% em 2003

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, acredita que o país fechará o ano com superávit em transações correntes, o que não acontece desde 1994. O BC contabilizou, de janeiro a setembro deste ano, saldo superior a 38 bilhões de dólares no balanço de pagamentos. Meirelles lembrou ainda que o ajuste fiscal permitirá a redução […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h44.

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, acredita que o país fechará o ano com superávit em transações correntes, o que não acontece desde 1994. O BC contabilizou, de janeiro a setembro deste ano, saldo superior a 38 bilhões de dólares no balanço de pagamentos. Meirelles lembrou ainda que o ajuste fiscal permitirá a redução da relação dívida pública/PIB, "que deve ficar próxima de 40% no final da década em curso" .

O presidente do BC falou à Comissão Mista de Orçamento do Congresso, onde presta contas sobre as políticas de crédito cambial e monetária do banco no primeiro semestre do ano. A prestação de contas cumpre determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Em sua exposição, Meireles disse que a ameaça da volta da inflação foi eliminada e que as condições favoráveis para a retomada do crescimento indicam uma economia mais forte a partir do ano que vem, com crescimento do PIB em torno de 3,5%. Para este ano, Meireles reiterou a expectativa de 0,6%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Câmara aprova urgência para analisar renegociação da dívida dos estados

Câmara aprova urgência para projeto que define compensação à desoneração da folha

Carro novo ou usado? Financiamentos de veículos cresceram 14,8% em agosto

Pix da Caixa está fora do ar? Usuários reclamam de instabilidade no app e no site