Economia

Mantega promete indexador menor para dívida dos Estados

Mudança deve ser feita, porém, sem que se introduzam modificações na Lei da Responsabilidade Fiscal


	Guido Mantega: "É um compromisso meu, trazer aqui nos próximos dias um indexador menor para as dívidas", afirmou o ministro da Fazenda
 (Valter Campanato/ABr)

Guido Mantega: "É um compromisso meu, trazer aqui nos próximos dias um indexador menor para as dívidas", afirmou o ministro da Fazenda (Valter Campanato/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de dezembro de 2012 às 15h23.

Brasília - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta terça-feira que não gostaria de mudar a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), mas prometeu apresentar nos próximos dias uma proposta de mudança no indexador que corrige a dívida dos Estados com a União. "Temos receio de mexer nesta instituição (LRF), que foi muito importante para as finanças públicas. Estamos procedendo a mudança do indexador. É um compromisso meu, trazer aqui nos próximos dias um indexador menor para as dívidas. As dívidas vão crescer menos, mas não resolve o momento presente que os Estados querem investir mais", afirmou o ministro em audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

A afirmação foi em resposta ao senador Luiz Henrique (PMDB-SC), que propôs destinar 20% do pagamento mensal da dívida dos Estados para gastos com investimentos. "Gostaria que o senhor agasalhasse esta proposta", disse o senador. Mantega disse que é preciso buscar outro caminho. "A União tem buscado melhorar a capacidade de investimento dos Estados por meio do PAF (Programa de Ajuste Fiscal), que tem dado reiteradamente espaços fiscais maiores.

"Este ano, foram liberados R$ 58 bilhões, que foram de acordo com demanda dos Estados e a situação fiscal sólida dos Estados", disse o ministro. "Confesso que não gostaria de mexer na LRF e para mudar o indexador não é necessário fazer isso", completou.

Acompanhe tudo sobre:Dívida públicaGuido MantegaImpostosLeãoPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Economia

Plano Real, 30 anos: Jorge Gerdau e o 'divisor de águas' no desenvolvimento do país

Após enchentes, atividade econômica no RS recua 9% em maio, estima Banco Central

Lula se reúne hoje com equipe econômica para discutir bloqueios no Orçamento deste ano

CCJ do Senado adia votação da PEC da autonomia financeira do BC

Mais na Exame