Economia

Maior banco do mundo, chinês ICBC sofre ataque hacker e alarma mercado financeiro

Grupo que 'sequestrou' sistemas é o mesmo que já atacou a Boeing e os correios britânicos. Negociação com títulos do Tesouro americano chegou a ser afetada

Sede do ICBC, em Hangzhou, na China (Future Publishing/Getty Images)

Sede do ICBC, em Hangzhou, na China (Future Publishing/Getty Images)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 10 de novembro de 2023 às 10h05.

Última atualização em 10 de novembro de 2023 às 10h05.

O Banco Industrial e Comercial da China (ICBC), o maior banco do mundo em ativos, foi atingido nesta quinta-feira por um ataque de ransomware, que paralisa os sistemas de computador a menos que um pagamento seja feito, o que alarmou o mercado financeiro.

A ação teve como alvo o braço americano do banco chinês, o ICBC Financial Services, e resultou em interrupção em todas as suas negociações com títulos do Tesouro dos Estados Unidos, levando inclusive a um impacto mensurável no volume de operações neste mercado.

Segundo fontes, o grupo que 'sequestrou'' os sistemas foi o mesmo que atacou no ano passado a Boeing, a ION Trading UK e o Royal Mail, do Reino Unido.

O ataque impediu que o ICBC FS liquidasse negociações do Tesouro em nome de outros participantes do mercado, segundo operadores e bancos, sendo que algumas negociações de ações também foram afetadas.

Os participantes deste mercado precisaram redirecionar suas negociações para outros bancos, como o UBS.

O Ministério das Relações Exteriores da China informou que o banco está se esforçando para minimizar o impacto e as perdas após o ataque.

- O ICBC tem monitorado de perto o assunto e tem feito o seu melhor na resposta de emergência e na comunicação de supervisão - disse o porta-voz do ministério, Wang Wenbin, em entrevista coletiva.

O porta-voz acrescentou que os negócios permanecem normais na sede do ICBC e em outras filiais e subsidiárias em todo o mundo.

'Choque para os grandes bancos de todo o mundo'

O incidente destaca um perigo que tira o sono dos executivos de bancos: a perspectiva de um ataque hacker que poderia, em algum momento, paralisar uma peça-chave do sistema financeiro, desencadeando um efeito em cascata. Até mesmo episódios breves fazem com que os bancos e seus supervisores governamentais exijam mais vigilância.

- Esse é um verdadeiro choque para os grandes bancos de todo o mundo - disse Marcus Murray, fundador da empresa sueca de segurança cibernética Truesec. - O ataque ao ICBC fará com que os grandes bancos de todo o mundo corram para melhorar suas defesas, a partir de hoje.

Acompanhe tudo sobre:ChinaHackers

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor