Economia

Maduro aumenta salário mínimo em 50% na Venezuela

Salário mínimo subiu para 40.638 bolívares, equivalentes a 60 dólares na taxa oficial, e a 12 dólares no mercado negro

Salário mínimo: aumentos sucessivos têm sido devorados pela inflação no país, que passou de 400% no ano passado (Marco Bello/Reuters)

Salário mínimo: aumentos sucessivos têm sido devorados pela inflação no país, que passou de 400% no ano passado (Marco Bello/Reuters)

A

AFP

Publicado em 9 de janeiro de 2017 às 07h00.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou neste domingo um aumento de 50% no salário mínimo, que sobe para 40.638 bolívares (60 dólares, na taxa oficial mais alta, e 12 dólares na cotação do mercado negro).

"Para começar o ano, decidi pelo aumento. Seria, se levarmos em conta o aumento que dei em janeiro de 2016, o quinto em um ano", disse Maduro, na primeira transmissão de 2017 de seu programa semanal no canal estatal VTV.

O salário é complementado com um bônus de alimentação de 63.720 bolívares (93 dólares, na taxa oficial). O aumento decretado inclui os aposentados, assinalou Maduro.

Os aumentos sucessivos decretados pelo presidente socialista foram devorados pela inflação, estimada em 475% em 2016 , e pela perda de valor do bolívar frente ao dólar.

Além do alto custo de vida, os venezuelanos sofrem com a escassez de alimentos e remédios.

Para combater o desabastecimento, Maduro anunciou um plano para criar "um sistema de lojas" que venderão produtos básicos a preços subsidiados, que será controlado pelos Comitês Locais de Abastecimento e Produção (Clap), organizações municipais que distribuem comida em áreas populares.

Segundo o presidente, as lojas estarão localizadas nas 45 cidades mais povoadas do país petroleiro.

Acompanhe tudo sobre:Nicolás MaduroSalário mínimoVenezuela

Mais de Economia

BNDES firma acordo de R$ 1,2 bilhão com a Agência Francesa para projetos no Brasil

Se Trump deportar 7,5 milhões de pessoas, inflação explode nos EUA, diz Campos Neto

Câmara aprova projeto do governo que busca baratear custo de crédito