Macron critica falta de equilíbrio em negociação comercial entre UE e EUA
Além disso, presidente francês defendeu que nenhum acordo condicione os padrões europeus em matéria de agricultura, saúde ou meio ambiente
EFE
Publicado em 26 de julho de 2018 às 20h17.
Madri - O presidente da França, Emmanuel Macron , avaliou nesta quinta-feira o diálogo entre Estados Unidos e União Europeia, mas criticou a negociação de um amplo acordo comercial por considerar que falta equilíbrio e reciprocidade entre as partes.
Em visita à Espanha, Macron comentou a entrevista concedida ontem pelo presidente dos EUA , Donald Trump, e pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, reiterando as reservas já expressadas pelo governo francês depois do encontro dos dois na Casa Branca.
"Temos dúvidas a esclarecer com nossos parceiros. Não sou favorável a começar a negociar um amplo acordo porque o contexto não o permite. A conversa é útil porque diminui a tensão e ninguém quer uma guerra comercial, mas o bom diálogo comercial só pode se basear em uma relação de equilíbrio e reciprocidade. E, em nenhum caso, sob ameaça", alertou o presidente francês.
Além disso, Macron defendeu que nenhum acordo condicione os padrões europeus em matéria de agricultura, saúde ou meio ambiente.
"São o princípio da Europa soberana. Não podemos pedir para nossos cidadãos e empresários que se orientem em medidas que favoreçam o meio ambiente e assinar um acordo com potências que não respeitam essas obrigações", destacou Macron.
O presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, afirmou que a UE não pode aderir ao "unilateralismo nem à imposição".
"Alcançamos alguns padrões sociais e ambientais que devem ser preservados", afirmou Sánchez.