Economia

Londres cobrará das multinacionais "imposto Google" de 25%

O governo anunciou novo imposto sobre lucros das multinacionais, a fim de evitar evasão de impostos por mecanismos fiscais complexos


	Google: empresa é acusada de usar mecanismos para evitar pagamento de impostos no Reino Unido
 (Loic Venance/AFP)

Google: empresa é acusada de usar mecanismos para evitar pagamento de impostos no Reino Unido (Loic Venance/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de dezembro de 2014 às 16h20.

Londres - O governo britânico anunciou nesta quarta-feira um novo imposto de 25% sobre os lucros das multinacionais a fim de evitar uma evasão de impostos através de mecanismos fiscais complexos, acusação feita ao Google.

"Hoje lhes apresento um imposto de 25% sobre os lucros gerados pelas empresas multinacionais com seus negócios no Reino Unido e que se declaram artificialmente fora do país", diz o ministro das Finanças, George Osborne.

Osborne fez o anúncio no parlamento, em seu tradicional discurso de outono europeu.

"Algumas das maiores empresas do mundo, em especial as do setor de tecnologia, usam estruturas criadas para evitar o pagamento de impostos. Não é justo para as empresas britânicas nem para os britânicos", afirmou Osborne.

"Minha mensagem é clara e consistente: impostos baixos, mas impostos que vão ser pagos", disse o ministro, a seis meses das eleições gerais.

O novo imposto aportará aos cofres públicos 1 bilhão de libras (1,26 bilhão de euros; 1,5 bilhão de dólares) em cinco anos.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaEuropaGoogleImpostosLeãoPaíses ricosReino UnidoTecnologia da informação

Mais de Economia

Alckmin: reforma tributária vai ampliar investimentos e exportações

Brasil tem déficit em conta corrente de US$ 4 bi em junho, mostra Banco Central

Arrecadação federal cresce 11,02% em junho e chega a R$ 208,8 bilhões

Plano Real, 30 anos: Carlos Vieira e o efeito desigual da hiperinflação no povo

Mais na Exame