Economia

Lojistas esperam Dia das Mães morno

Os lojistas de shopping não estão otimistas com a chegada do Dia das Mães. Levantamento feito pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) mostra que as vendas em shopping centers não devem ser maiores do que o registrado no ano passado. Para atrair os consumidores, os shopping centers investiram cerca de 10% a mais […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h36.

Os lojistas de shopping não estão otimistas com a chegada do Dia das Mães. Levantamento feito pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) mostra que as vendas em shopping centers não devem ser maiores do que o registrado no ano passado. Para atrair os consumidores, os shopping centers investiram cerca de 10% a mais do que em 2002.

O levantamento considerou duas situações distintas. A primeira leva em conta que o número de lojas não mudou entre o Dia das Mães do ano passado e o deste ano. Neste caso, as vendas permanecem estáveis comparadas ao mesmo período do ano passado. Esta estabilidade vem ocorrendo desde o início do ano, já que no primeiro trimestre as vendas permaneceram inalteradas.

Se forem levadas em conta as inaugurações de shoppings e expansões ocorridas do ano passado para cá (cerca de 4.500 novas lojas), o crescimento esperado fica entre 3% e 4%.

Para a Alshop, a expectativa não é surpresa. "As altas de juros, a perda do poder aquisitivo da população e o aumento do desemprego foram fatores que interferiram nesta previsão", diz o comunicado da instituição.

Os valores gastos devem ficar em torno de 35 reais e os produtos mais procurados devem ser perfumes, cosméticos, flores, cds, acessórios, bolsas e vestuário.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

São Paulo cria meio milhão de empregos formais em um ano, alta de 3,6%

EUA divulga payroll de agosto nesta sexta — e que pode ser crucial para o Fed

Senado marca sabatina de Galípolo para 8 de outubro, dia em que indicação será votada no plenário

Lula diz que acordo com Vale sobre desastres em Minas Gerais será resolvido até outubro

Mais na Exame