Economia

Lira comemora aprovação de reforma tributária: "Aquele possível de ser aprovado", diz

Câmara dos Deputados aprovou nesta sexta-feira, 15, em 2º turno, o texto-base com 365 votos favoráveis e 118 votos contrários

Reforma tributária: Lira comemora aprovação (Marina Ramos/Agência Câmara)

Reforma tributária: Lira comemora aprovação (Marina Ramos/Agência Câmara)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 16 de dezembro de 2023 às 11h13.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), comemorou a aprovação da reforma tributária pelo Congresso, acrescentando que ela ajudará o País apesar das imperfeições. A Câmara aprovou nesta sexta-feira, 15, em 2º turno, o texto-base da reforma tributária com 365 votos favoráveis e 118 votos contrários.

"Depois de mais de 40 anos, o país terá um sistema tributário moderno, enxuto e eficiente que mudará a economia do País. Não é o sistema perfeito, mas aquele possível de ser aprovado", disse Lira em sua conta no X, antigo Twitter.

O presidente da Câmara também disse que a aprovação da reforma tributária foi "a primeira realizada num regime democrático em que todas as correntes de pensamento puderam expressar suas opiniões".

A reforma tributária deve ser promulgada na quarta-feira, 20. Ela cria o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que substituirá o ICMS estadual e o ISS municipal, e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), que ficará no lugar de tributos federais, como o PIS e a Cofins.

A proposta também cria um Imposto Seletivo que compensará o fim do IPI e servirá para desestimular o uso de produtos que fazem mal à saúde e ao meio ambiente. O princípio da reforma é deslocar a cobrança do imposto da origem (onde a mercadoria é produzida) para o destino (onde é consumida).

Acompanhe tudo sobre:Reforma tributáriaArthur Lira

Mais de Economia

Ata do Copom: ciclo de cortes da Selic será conduzido com ‘serenidade’

Gastos com ex-presidentes superam R$ 9,5 milhões em 2025

Nova regra sobre trabalho em feriados deve entrar em vigor em março

Grupo PiniOn adquire a SAX e fortalece operação em experiência do cliente