Economia

Líderes mundiais cumprimentam Lula da Silva

Líderes mundiais começam a enviar mensagens ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Por meio do porta-voz da Casa Branca, George W. Bush, presidente dos Estados Unidos, disse que "espera ansiosamente para trabalhar de modo produtivo com o Brasil". Bush retorna de uma cúpula no México com os presidentes dos países da Apec (Fórum […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h24.

Líderes mundiais começam a enviar mensagens ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Por meio do porta-voz da Casa Branca, George W. Bush, presidente dos Estados Unidos, disse que "espera ansiosamente para trabalhar de modo produtivo com o Brasil". Bush retorna de uma cúpula no México com os presidentes dos países da Apec (Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico).

O presidente da Argentina, Eduardo Duhalde, felicitou Lula por sua vitória e solicitou que os países vizinhos fortaleçam seus laços, segundo declarou a Chancelaria argentina em comunicado. "Esta nova etapa que se inicia no Brasil tem importância crucial para as relações entre ambos países", ressaltou o Ministério das Relações Exteriores da Argentina no documento. O governo argentino já enviou ao Ministério das Relações Exteriores um convite para que o presidente eleito do Brasil visite o país vizinho entre 19 e 25 de novembro.

O presidente português, Jorge Sampaio, enviou um telegrama para Lula, no qual lhe deseja "sucesso" e o felicita pela vitória, afirmando que está "seguro de que a Presidência do Brasil fará com que as relações entre os dois países continuem a se fortalecer". A mensagem de Durão Barroso, primeiro-ministro português, foi mais extensa: "permita-me exprimir-lhe os meus votos de sucesso nas suas futuras responsabilidades, estou certo de que, sob a sua liderança, o Brasil prosseguirá a sua marcha de desenvolvimento. A convicção, determinação e coragem que sempre demonstrou ao longo de sua já longa carreira política são seguramente a prova do empenho que porá nas nobres funções que assumirá em breve. Desejo ainda reiterar, em nome do governo e do povo português, a amizade entre os nossos dois povos irmãos e a esperança de que as intensas trocas culturais, econômicas e financeiras que caracterizam as relações entre os nossos países possam continuar a crescer em benefício mútuo."

Hugo Chávez, presidente da Venezuela, reiterou seu apoio ao candidato petista. "Daqui, de Caracas, berço de Bolívar, envio-lhe em nome de todo o povo da Venezuela este coração, esta fé, este amor e esta esperança", disse Chávez.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Coisas assim levaram ao impeachment de Dilma, diz Meirelles sobre desconfiança com contas públicas

Mercado de trabalho permanece aquecido e eleva desafios à frente

Caged: Brasil criou 232 mil vagas de trabalho em agosto

Pacote de auxílio econômico para companhias aéreas será de R$ 6 bi