Economia

Juros do crédito ficam estáveis em março, diz Anefac

A previsão é que as taxas voltem a subir nos próximos meses interrompendo uma sequência de quatro reduções consecutivas

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de abril de 2013 às 13h23.

São Paulo - À véspera da reunião do Copom, a Pesquisa de Juros da Associação Nacional dos Executivos de Finanças Administração e Contabilidade (Anefac), divulgada nesta segunda-feira, aponta que as taxas de juros das operações de crédito ficaram praticamente estáveis em março em relação a fevereiro, mas que a tendência é de alta.

De acordo com a entidade, a previsão é que as taxas voltem a subir nos próximos meses interrompendo uma sequência de quatro reduções consecutivas.

"Tendo em vista os atuais indicadores de inflação mostrando pressões inflacionárias, bem como o fato de o índice oficial de inflação ter ultrapassado neste mês o teto da meta do Banco Central, deveremos ter uma elevação da taxa básica de juros (Selic) nas próximas reuniões do Copom", avaliou, em nota, o coordenador da pesquisa e diretor de estudos econômicos da Anefac, Miguel José Ribeiro de Oliveira, referindo-se a reunião da autoridade monetária que acontece nesta semana.

"Por conta disso é provável que as taxas de juros das operações de crédito voltem a ser elevadas", completou.

Em março, das seis linhas de crédito para pessoa física avaliadas apenas uma se manteve inalterada (cartão de crédito rotativo) e cinco foram reduzidas (juros do comércio, cheque especial, CDC em banco financiamento de automóveis, empréstimo pessoal em bancos e empréstimo pessoal em financeiras).

A taxa de juros média geral para pessoa física teve uma redução de 0,02 ponto porcentual, passando de 5,42% ao mês (88,40% ao ano) em fevereiro para 5,40% ao mês (87,97% ao ano) em março, sendo a menor taxa de juros da série histórica (1995).

Já para pessoa jurídica, das três linhas de crédito pesquisadas, duas foram reduzidas (capital de giro e conta garantida) e uma foi elevada (desconto de duplicatas).

A taxa de juros média geral para pessoa jurídica se manteve em 3,06% ao mês (43,58% ao ano) na passagem de fevereiro para março.

Acompanhe tudo sobre:JurosCréditoTaxas

Mais de Economia

Desemprego cai para 5,6% em 2025, menor nível da série histórica

Brasil cria 1,2 milhão de empregos formais em 2025, menor saldo desde 2020

Haddad confirma saída do ministério da Fazenda em fevereiro

Dutra terá corredor logístico eletrificado entre Rio de Janeiro e São Paulo