Japão estima que PIB deve crescer 1,5% em 2019

As altas estimativas de crescimento do governo destacam o desejo do primeiro-ministro, Shinzo Abe, de garantir maiores receitas fiscais

Tóquio - O governo do Japão projetou nesta sexta-feira que a economia crescerá mais rápido do que as projeções do setor privado no ano fiscal de 2019, com exportações, consumo privado e gastos de capital compensando o impacto do aumento previsto nos impostos sobre vendas.

As projeções do Escritório do Gabinete, apresentadas no Conselho de Política Econômica e Fiscal, principal painel econômico do governo, mostraram que a economia deve crescer 1,5 por cento em termos reais ajustados pelos preços no ano fiscal que se inicia em abril de 2019. A expectativa é de que a economia cresça 2,8 por cento em termos nominais.

Os economistas do mercado projetam que a economia vai crescer apenas 0,8 por cento em termos reais e 1,8 por cento em termos nominais, refletindo o impacto de um aumento planejado de impostos sobre vendas em outubro de 2019.

As elevadas estimativas de crescimento do governo destacam o desejo do primeiro-ministro, Shinzo Abe, de garantir maiores receitas fiscais, ao atribuir maior importância ao crescimento do que à austeridade para revitalizar a economia e restaurar as finanças públicas, segundo analistas.

"As projeções do governo parecem subestimar a incerteza sobre a economia global e a escassez de mão-de-obra doméstica", disse Yoshimasa Maruyama, economista-chefe de mercado da SMBC Nikko Securities.

"Uma guerra comercial entre os Estados Unidos e seus parceiros comerciais poderia pesar sobre o crescimento global, o que por sua vez pressionaria a economia japonesa voltada para a exportação".

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.