Economia

Japão: confiança empresarial cai no primeiro tri

As empresas, porém, estão mais otimistas quanto às perspectivas econômicas futuras, com a percepção de que a economia do país está entrando em uma recuperação

Levantamento é do governo japonês (Wikimedia Commons)

Levantamento é do governo japonês (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de março de 2012 às 07h30.

Tóquio - O índice de confiança entre as grandes empresas do Japão piorou ligeiramente no trimestre janeiro-março, revela uma pesquisa do governo apresentada nesta quarta-feira. As empresas, porém, estão mais otimistas quanto às perspectivas econômicas futuras, em meio à crescente percepção de que a economia do país está entrando em uma recuperação, indica o levantamento.

O índice que mede a confiança entre as grandes empresas ficou em -2,7 no primeiro trimestre de 2012, ante os -2,5 anotados no trimestre anterior, informou pesquisa conjunta do Ministério das Finanças e do Gabinete do Governo japonês.

A pesquisa, porém, usou dados levantados entre 23 de janeiro e 23 de fevereiro, que podem não refletir plenamente eventuais mudanças na confiança das empresas por conta do enfraquecimento do iene e do aumento do índice Nikkei, da Bolsa de Valores de Tóquio, disseram funcionários do governo. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasPaíses ricosÁsiaJapãoCrise econômicaCrises em empresasConfiança

Mais de Economia

Focus: IPCA de 2026 cai para 5,02%, na sexta queda consecutiva

Exportações para os EUA caem 12% no semestre: o que explica esse movimento?

Onde o salário mínimo é maior no Brasil? Confira os estados com piso regional

Balança comercial fecha julho com superávit de US$ 7,07 bilhões; China segue como maior parceiro