Economia

Irã rompe laços comerciais com Arábia Saudita

As relações entre o Irã e a Arábia Saudita se deterioraram ainda mais após Teerã anunciar o corte dos laços comerciais com Riad


	Irã: uma disputa vem sendo travada há dias entre a potência muçulmana xiita do Irã e o conservador reino sunita saudita
 (VAHID REZA ALAEI/AFP/Getty Images)

Irã: uma disputa vem sendo travada há dias entre a potência muçulmana xiita do Irã e o conservador reino sunita saudita (VAHID REZA ALAEI/AFP/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de janeiro de 2016 às 18h05.

Dubai - As relações entre o Irã e a Arábia Saudita se deterioraram ainda mais nesta quinta-feira após Teerã anunciar o corte dos laços comerciais com Riad, além de acusar jatos sauditas de atacar sua embaixada na capital do Iêmen.

Uma disputa vem sendo travada há dias entre a potência muçulmana xiita do Irã e o conservador reino sunita saudita desde que a Arábia Saudita executou o clérigo Nimr al-Nimr, um oponente da dinastia governante e que exigia mais direitos para a minoria xiita.

Nesta semana, Arábia Saudita, Barein, Sudão, Djibuti e Somália cortaram os laços diplomáticos com o Irã, os Emirados Árabes Unidos rebaixaram suas relações e Kuweit, Catar e Camarões retiraram seus enviados do país após a invasão da embaixada saudita em Teerã por manifestantes contra a execução de Nimr e de outros 46.

Em uma reunião de gabinete nesta quinta-feira liderada pelo presidente do Irã, Hassan Rohani, Teerã proibiu todas as importações provenientes da Arábia Saudita, que havia anunciado na segunda-feira a proibição de laços comerciais e de tráfego aéreo com a República Islâmica.

O Irã também afirmou nesta quinta-feira que aviões de guerra sauditas haviam atacado sua embaixada na capital do Iêmen, Sanaa, acusação que Riad prometeu investigar.

"A Arábia Saudita é responsável pelos danos ao edifício da embaixada e pelos danos de parte dos funcionários", disse a agência de notícias estatal, IRNA, citando o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Hossein Ansari Jaber.

Moradores e testemunhas em Sanaa afirmaram não haver danos ao prédio da embaixada no distrito de Hadda.

Eles disseram que um ataque aéreo tinha atingido uma praça pública a cerca de 700 metros da embaixada e que algumas pedras e estilhaços haviam caído no pátio da embaixada.

Desde março de 2015, a coalizão liderada pela Arábia Saudita tem lutado contra o movimento xiita Houthi, aliado do Irã, no Iêmen.

Acompanhe tudo sobre:Arábia SauditaÁsiaComércioIrã - País

Mais de Economia

BNDES vai repassar R$ 25 bilhões ao Tesouro para contribuir com meta fiscal

Eleição de Trump elevou custo financeiro para países emergentes, afirma Galípolo

Estímulo da China impulsiona consumo doméstico antes do 'choque tarifário' prometido por Trump

'Quanto mais demorar o ajuste fiscal, maior é o choque', diz Campos Neto