Economia

Irã anuncia descoberta de campo de petróleo com 50 bilhões de barris

Nova reserva é anunciada em meio a crise econômica causada por sanções impostas ao país pelos Estados Unidos

Irã: País tem uma das maiores reservas de petróleo e gás do mundo (Raheb Homavandi/Reuters)

Irã: País tem uma das maiores reservas de petróleo e gás do mundo (Raheb Homavandi/Reuters)

E

EFE

Publicado em 10 de novembro de 2019 às 18h03.

Teerã, 10 nov (EFE).- O presidente do Irã, Hassan Rohani, anunciou neste domingo (10) a descoberta de "um novo grande campo petrolífero" no sudoeste do país, com reservas de 53 bilhões de barris de petróleo.

O campo fica na província do Khuzistão e tem 2,4 mil quilômetros quadrados de área e 80 metros de profundidade, segundo um comunicado divulgado na página da presidência do país.

Em discurso para centenas de pessoas na cidade de Yazd, no sul do país, Rohani afirmou que o campo alcança desde a cidade de Bostan à de Omidieh.

"Os Estados Unidos devem saber que o Irã é um país rico e, apesar das sanções cruéis, os trabalhadores e engenheiros iranianos descobriram um novo campo petrolífero", anunciou, além de provocar o governo americano.

Os EUA voltaram a impor sanções ao Irã no ano passado, incluindo ao setor petroleiro, após deixarem de modo unilateral o acordo nuclear firmado em 2015 entre o pais persa e outras cinco potências.

As exportações de petróleo do Irã chegaram a 2,5 milhões de barris diários antes das sanções, mas atualmente são muito menores, embora não se saiba oficialmente em qual escala.

Devido à dependência de petróleo, que as autoridades iranianas trabalham para diminuir, as sanções abalaram seriamente a economia do país, cujo PIB, segundo o Fundo Monetário Internacional, encolherá neste ano 9,5%.

Rohani tentou, entretanto, enviar uma mensagem otimista e ressaltou que "as cifras econômicas indicam que as condições estão melhorando desde abril, apesar das crescentes pressões dos inimigos".

"No ano passado, o povo do Irã estava em condições difíceis devido às pressões econômicas dos inimigos, mas sua resistência, união e esforço decepcionaram os EUA", declarou.

O Irã possui uma das maiores reservas de hidrocarbonetos do mundo, tanto de petróleo como de gás, mas as sanções e a falta de investimentos estrangeiros dificultam o pleno desenvolvimento do setor. EFE

Acompanhe tudo sobre:Irã - PaísPetróleoSanções

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor