Economia

IPP subiu 0,35% em março ante avanço de 0,14% em fevereiro, mostra IBGE

A alta foi o segundo avanço seguido, interrompendo uma sequência de três meses de reduções de preços

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 30 de abril de 2024 às 13h35.

O Índice de Preços ao Produtor (IPP), que inclui preços da indústria extrativa e de transformação, registrou alta de 0,35% em março ante avanço de 0,14% em fevereiro, informou nesta terça-feira, 30, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A alta foi o segundo avanço seguido, interrompendo uma sequência de três meses de reduções de preços. O IPP mede a evolução dos preços de produtos na "porta da fábrica", sem impostos e fretes, da indústria extrativa e de 23 setores da indústria de transformação.

Com o resultado de março, o IPP de indústrias de transformação e extrativa acumulou um aumento de 0,25% no ano. Considerando apenas a indústria extrativa, houve queda de 1,04% em março, após avanço de 1,79% registrado em fevereiro. Já a indústria de transformação registrou alta de 0,43% em março ante alta de 0,05% no IPP de fevereiro.

Como resultado, o IPP acumulou uma deflação de 4,13% nos 12 meses encerrados em março de 2024. A taxa acumulada em 12 meses completou o 13º resultado negativo consecutivo, permanecendo em deflação desde março de 2023, apontou o IBGE.

Acompanhe tudo sobre:IBGEIndicadores econômicos

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor