Exame Logo

Ipea estima avanço de 0,1% na produção industrial em abril frente a março

Índice procura antecipar resultados da Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física, do IBGE

Produção: Índice de Confiança da Indústria (ICI), calculado pela FGV, caiu 0,7% em relação a março (Germano Luders/Exame)
EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 23 de maio de 2018 às 15h21.

Rio de Janeiro - A produção industrial de abril deverá avançar apenas 0,1% em abril ante março, conforme o Indicador Ipea de Produção Industrial, que procura estimar os resultados da Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com abril de 2017, a produção teria avançado 7,3%.

O indicador do Ipea é obtido a partir de dados coincidentes, que, segundo nota publicada no blog da Carta de Conjuntura do instituto de pesquisas, tiveram comportamento heterogêneo na passagem de março para abril.

Veja também

De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a produção total de veículos aumentou 5,3% em abril ante março. Já a Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex) indica que a importação de bens intermediários também cresceu, com alta de 6% na mesma base de comparação.

Por outro lado, os dados divulgados pela Associação Brasileira do Papelão Ondulado (ABPO) mostram que a venda de papel e papelão recuou 0,9% na passagem de março para abril. Já o Índice de Confiança da Indústria (ICI), calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), caiu 0,7% em relação a março.

Na comparação entre abril e igual mês de 2017, o desempenho positivo foi generalizado entre todos os dados coincidentes. "Os destaques ficaram por conta da produção de veículos (40,4%) e da importação de bens intermediários. Além disso, o nível de estoques na indústria caiu 5,9% em relação a abril do ano passado", diz a nota divulgada pelo Ipea.

Acompanhe tudo sobre:IndústriaIpea

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame