Economia

Inflação nos Estados Unidos cai 0,3% em março

A queda da inflação em março nos EUA é maior que a esperada

Inflação: a subjacente se situou em -0,1%, enquanto que, na comparação com março do ano passado, se registrou um aumento de 2% (ThinkStock/Thinkstock)

Inflação: a subjacente se situou em -0,1%, enquanto que, na comparação com março do ano passado, se registrou um aumento de 2% (ThinkStock/Thinkstock)

E

EFE

Publicado em 14 de abril de 2017 às 11h38.

Última atualização em 14 de abril de 2017 às 12h15.

Washington -- O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de março nos Estados Unidos caiu 0,3% em relação ao mês precedente, enquanto subiu 2,4% na taxa interanual, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo governo americano.

A inflação subjacente, que exclui os preços da energia e dos alimentos por sua volatilidade, se situou em -0,1%, enquanto que, na comparação com março do ano passado, se registrou um aumento de 2%.

O aumento interanual dos preços nos EUA foi menor que o 2,7% registrado em fevereiro, apesar de os preços do combustível e da energia continuarem em alta, e abaixo do esperado pelos analistas.

Na comparação de março frente a fevereiro, a maior queda dos preços foi registrada na gasolina, com uma redução de 6,2%, bem como nos carros usados (0,9%) e no vestuário (0,7%).

Praticamente apenas os preços dos alimentos (0,5%) e do transporte (0,4%) aumentaram em março nos Estados Unidos.

Nos 12 meses até março os preços da gasolina acumularam cerca de 20% de aumento no país, enquanto que também aumentaram em menor medida o custo de serviços médicos, moradia e transporte.

A queda da inflação em março nos EUA é maior que a esperada e poderia indicar uma tendência de baixa dos preços, apesar de o Federal Reserve (Fed, banco central americano) se fixar em outro indicador, mais baseado no consumo, para determinar sua política monetária.

A despesa dos consumidores americanos, que representa dois terços do Produto Interno Bruto (PIB), se reduziu em fevereiro levemente, enquanto que o indicador de inflação utilizado pelo Fed se mantém ligeiramente acima de 2%, o objetivo fixado pelo banco central americano.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)InflaçãoPIB

Mais de Economia

Mundo está mais instável e empresas têm que monitorar risco geopolítico, diz especialista

Exclusivo: governo debate tributar importado “poluente” e coalizão de países para mercado de carbono

Em carta a Haddad, Galípolo cita dólar, alimentos e quadro fiscal ao explicar inflação fora da meta

Em vídeo, Lula reforça que governo não vai taxar transferências via Pix