Economia

Inflação ao produtor na eurozona fica abaixo do esperado em julho

Eurostat informou que os preços nos portões das fábricas dos 19 países que usam o euro ficaram estáveis na comparação mensal

Inflação ao produtor na zona do euro ficou abaixo do esperado em julho (Jens Schlueter/Getty Images)

Inflação ao produtor na zona do euro ficou abaixo do esperado em julho (Jens Schlueter/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 4 de setembro de 2017 às 08h46.

Bruxelas - A inflação dos preços ao produtor na zona do euro ficou abaixo do esperado em julho, mostraram nesta segunda-feira dados divulgados pela agência de estatísticas europeia, Eurostat.

A Eurostat informou que os preços nos portões das fábricas dos 19 países que usam o euro ficaram estáveis na comparação mensal, contra expectativa em pesquisa da Reuters de alta de 0,1 por cento.

Na comparação com o mesmo período do ano anterior, os preços avançaram 2 por cento, contra expectativa de inflação de 2,2 por cento.

Os preços ao produtor indicam as tendências na inflação ao consumidor porque, a menos que os varejistas e os intermediários absorvam as mudanças de preços nas fábricas, elas são diretamente transmitidas aos consumidores.

A inflação ao consumidor acelerou a 1,5 por cento em agosto na comparação anual, de 1,3 por cento em julho. O Banco Central Europeu quer manter a inflação abaixo, mas perto de 2 por cento.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPreçosInflaçãoZona do Euro

Mais de Economia

Salário mínimo ideal é quase 5x maior do que valor de 2026, diz DIEESE

Com manutenção da Selic, Brasil segue com 2º maior juro real do mundo

BC mantém a Selic em 15% ao ano na última reunião de 2025

Petroleiros da Petrobras aprovam greve a partir de segunda-feira