Economia

Indústria paulista fecha 14,5 mil vagas em novembro

Com isso, o número de funcionários do setor caiu 0,67% em relação a outubro, no cálculo sem ajuste sazonal

Prédio da Fiesp, na avenida Paulista: federação aponta fechamento de vagas do mês passado (Julia Moraes/Fiesp/Divulgação)

Prédio da Fiesp, na avenida Paulista: federação aponta fechamento de vagas do mês passado (Julia Moraes/Fiesp/Divulgação)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 14 de dezembro de 2018 às 15h53.

Última atualização em 14 de dezembro de 2018 às 15h55.

São Paulo - A indústria paulista fechou 14,5 mil postos de trabalho em novembro, informou nesta sexta-feira, 14, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Com isso, o número de funcionários do setor caiu 0,67% em relação a outubro, no cálculo sem ajuste sazonal. No entanto, em razão de resultados positivos em meses anteriores, o saldo de empregos no acumulado do ano é menor, com 3,5 mil vagas fechadas, o equivalente a uma queda de 0,16%.

Segundo o Departamento Econômico da Fiesp, o resultado negativo de novembro é explicado pela dispensa de funcionários temporários e o fim da safra agrícola.

Em relação ao acumulado do ano, a instituição avalia que a dinâmica é semelhante à observada em 2017, de fraca recuperação do mercado de trabalho formal na indústria de transformação.

Entre os 22 setores acompanhados pela pesquisa, 15 tiveram saldos negativos e sete somaram mais contratações do que demissões.

Entre os que abriram vagas, o destaque é o setor de máquinas e equipamentos, com 160 empregos criados. Na outra ponta, os que mais fecharam postos foram os de produtos alimentícios, com 6,2 mil vagas a menos, e o de confecção de artigos de vestuário e acessórios, com 1,7 mil desligamentos.

Acompanhe tudo sobre:São Paulo capitalIndústriaEmpregosFiesp

Mais de Economia

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?

Balança comercial tem superávit de US$ 5,8 bi em novembro