Economia

Indústria de SP avança 34% em exportações e 22% em vendas totais

Salário médio real caiu 0,5% de maio para junho

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h36.

A indústria paulista vendeu 22,4% mais no primeiro semestre do que em mesmo período do ano passado. As exportações, na mesma comparação, avançaram 34,1% e o total de salários reais cresceu 8,5%.

Os resultados foram divulgados nesta quinta-feira (29/7) pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) em seu levantamento mensal de conjuntura.

Utilizando o mês de maio como referência, o tempo aplicado na produção avançou 0,6%, mas a massa salarial recuou 0,1% e o salário real médio caiu 0,5%. As vendas reais avançaram 1,9% (haviam sido 4,9% maiores em maio do que em abril, e 6,1% menores em abril em relação a março).

Comparando os mesmos meses de 2004 e 2003, o número de horas trabalhadas na produção aumentou 9,8%. No mesmo tipo de confronto, o total de salários reais cresceu 9,1%.

Segmentos

Dos 11 segmentos analisados pelo levantamento, o que apresenta maior nível de capacidade instalada é o de material de transporte, com 90% (ante 87,5% no mês anterior). No agregado dos setores, o nível de utilização é de 84,1%.

Os segmentos que mais avançaram de um mês para o outro em vendas reais foram os de produtos alimentares (5,1%), química (3,6%) e papel e papelão (3,4%). As maiores quedas foram dos segmentos de mobiliário (-5,5%), metalúrgico (-2,4%) e têxtil (-0,2%).

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

São Paulo cria meio milhão de empregos formais em um ano, alta de 3,6%

EUA divulga payroll de agosto nesta sexta — e que pode ser crucial para o Fed

Senado marca sabatina de Galípolo para 8 de outubro, dia em que indicação será votada no plenário

Lula diz que acordo com Vale sobre desastres em Minas Gerais será resolvido até outubro

Mais na Exame