Economia

Índice de preços ao consumidor dos EUA sobe 0,3% em março

A alta foi leve porque a queda dos custos com eletricidade compensou a elevação dos preços da gasolina


O índice total de preços ao consumidor subiu 2,7 por cento na comparação anual, abaixo da leitura de 2,9 por cento de fevereiro (Spencer Platt/Getty Images/AFP)

O índice total de preços ao consumidor subiu 2,7 por cento na comparação anual, abaixo da leitura de 2,9 por cento de fevereiro (Spencer Platt/Getty Images/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de abril de 2012 às 10h19.

Washington - Os preços aos consumidores norte-americanos tiveram leve alta em março, na medida em que a queda dos custos com eletricidade compensou a elevação dos preços da gasolina, reforçando a crença de que o Federal Reserve (banco central dos Estados Unidos) tem espaço para dar mais apoio à economia se necessário.

O Departamento do Trabalho informou nesta sexta-feira que o índice de preços ao consumidor subiu 0,3 por cento, após avançar 0,4 por cento em fevereiro. A leitura veio em linha com as expectativas dos analistas.

Excluindo os setores voláteis de alimentos e energia, as pressões inflacionárias foram aparentemente pequenas. O núcleo do índice de preços ao consumidor subiu 0,2 por cento, após ganhar 0,1 por cento em fevereiro.

O Fed informou que provavelmente manterá as taxas de juros em níveis muito baixos até 2014 para ajudar a economia, que está se recuperando da recessão de 2007 a 2009.

Diante dos recentes sinais de fraqueza do mercado de trabalho, os investidores estão apostando que o Fed poderá lançar mais estímulo monetário para impulsionar o crescimento, apesar dos comentários de autoridades do Fed nesta semana que sugeriram que o banco central está observando para ver se a recuperação ganha força.

No mês passado, a inflação total foi pressionada pelos preços da gasolina, que subiram 1,7 por cento. Esse aumento, no entanto, foi muito menor do que o ganho de 6 por cento registrado em fevereiro.

Mas os preços de eletricidade caíram 0,8 por cento, o maior declínio desde junho.

Os preços de alimentos subiram 0,2 por cento no mês passado.

O índice total de preços ao consumidor subiu 2,7 por cento na comparação anual, abaixo da leitura de 2,9 por cento de fevereiro.

Nos 12 meses até março, o núcleo dos preços ao consumidor avançou 2,3 por cento, após subir 2,2 por cento em fevereiro. Essa medida subiu de um recorde de baixa de 0,6 por cento registrado em outubro.

Acompanhe tudo sobre:ConsumoEstados Unidos (EUA)Países ricosPreços

Mais de Economia

Economia argentina cai 0,3% em setembro, quarto mês seguido de retração

Governo anuncia bloqueio orçamentário de R$ 6 bilhões para cumprir meta fiscal

Black Friday: é melhor comprar pessoalmente ou online?

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE