Economia

Índice do BC mostra tendência de queda na atividade econômica

Brasília - A atividade econômica continua em tendência de desaceleração, de acordo com o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado hoje (11). Esse cenário foi observado na comparação entre trimestres seguidos. No segundo trimestre, comparado ao primeiro deste ano, houve crescimento de 1,32%, segundo a série, com ajuste sazonal. Na comparação do primeiro […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Brasília - A atividade econômica continua em tendência de desaceleração, de acordo com o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado hoje (11). Esse cenário foi observado na comparação entre trimestres seguidos.

No segundo trimestre, comparado ao primeiro deste ano, houve crescimento de 1,32%, segundo a série, com ajuste sazonal. Na comparação do primeiro trimestre do ano em relação aos últimos três meses de 2009, a economia havia registrado crescimento de 2,45%. Já na comparação entre o último trimestre do ano passado e o período de julho a setembro de 2009, foi observado um crescimento de 2,79%.

Quando a comparação é feita entre o segundo trimestre deste ano e igual período de 2009, o crescimento foi de 9,53%. Em todo o primeiro semestre de 2010, a atividade econômica cresceu 9,96 %, em comparação com o mesmo período de 2009.

O Banco Central (BC) também mostra que a atividade econômica cresceu 0,02% em junho, em relação a maio. Na comparação entre junho deste ano e o mesmo mês de 2009, houve crescimento da atividade de 8,59%.

Os dados referentes aos meses passados foram ajustados pelo BC. Com isso, em vez da estabilidade registrada em maio deste ano em relação a abril, o BC, agora, observou leve queda da atividade econômica de 0,06%.

O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica e contribui para a decisão do BC sobre a taxa básica de juros, a Selic. O índice incorpora e sintetiza informações já conhecidas sobre atividades dos setores da economia, como indústria, agropecuária e serviços.

Leia mais notícias sobre o Banco Central

Siga as notícias do site EXAME sobre Economia no Twitter

Acompanhe tudo sobre:América LatinaBanco CentralConsumoDados de BrasilMercado financeiro

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor